Saiba como definir quais são as suas atribuições para que seu trabalho tenha bons resultados.
Minha querida coordenadora da Sala da Coordenadora, a transição da sala de aula para a coordenação pedagógica é um passo significativo e, muitas vezes, repleto de questionamentos.
“Um novo olhar sobre as mesmas coisas: é essa a questão.
Tudo pode ser novo se novo for o olhar.”
Luciete Valente
A frase acima resume perfeitamente essa jornada. Assumir a coordenação não é apenas mudar de função; é adotar uma nova perspectiva, um novo olhar sobre a escola, os professores, os alunos e, principalmente, sobre si mesma.
Mas, afinal, como definir suas atribuições e garantir que seu trabalho traga os melhores resultados?
O ponto de partida para qualquer coordenador pedagógico é identificar se você tem vontade de atuar na função.
Afinal, a história de que um excelente professor será relativamente um bom gestor é um grande mito que que precisamos desmistificar em nossas escolas. Estar coordenadora é uma função, esta que exige habilidades específicas, paixão pela gestão e um desejo genuíno de impactar a educação de uma forma diferente.
1. Fui convidada para assumir a Coordenação. O que eu faço?
Primeiramente, é normal ficar insegura ou pensativa quando recebemos uma nova proposta de emprego. Em outras palavras, toda nossa vida e rotina é impactada. Não é mesmo?
Eu, por exemplo, fico pensativa e insegura por uns dias, avaliando. 😂
Por isso, uso como critério essa “listinha” para decidir racionalmente e de acordo com meus objetivos pessoais e profissionais:
- A princípio, considere o seu desejo ou interesse em atuar na área. Você realmente se vê neste papel?
- Salário e carga horária devem ser vistos do mesmo modo. É fundamental que a nova posição seja compatível com suas expectativas financeiras e com a carga de trabalho que você está disposta a assumir;
- E, por último, pesquise sobre suas atribuições e responsabilidades. Afinal de contas, muitos coordenadores só descobrem o que farão após o contrato assinado, o que pode gerar frustração. Converse com a direção, com outros coordenadores, pesquise sobre o papel da coordenação na escola em questão. Entenda o escopo do trabalho, as expectativas e os desafios específicos da instituição.
Deixo também um exercício extra: Pegue uma folha, divida-a ao meio e liste os prós e contras de aceitar essa nova função. Tente preencher pelo menos 10 itens em cada lado. Você perceberá que, à medida que preenche, a decisão se tornará mais clara. É nesse momento de ponderação que a melhor escolha emerge.
Coordenação X Orientação pedagógica: conheça as diferenças nos papéis destes profissionais

2. Assumi a coordenação! Por onde começo?
Parabéns pela nova jornada! Não existe receita de bolo para começar em um novo cargo. Cada profissional e escolas são únicas. Ainda assim, compartilho algumas dicas aqui que funcionaram comigo, mas faça as devidas adaptações à sua realidade:
- De antemão, marque uma reunião com a direção, caso já não tenham o feito em sua admissão. Em seguida, tire todas as suas dúvidas: metodologias, atribuições e as principais necessidades e desafios da equipe docente;
- Então, peça para ler e consultar dois importantes documentos: o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico (PPP). Eles são primordiais para que você possa conhecer um pouco mais da instituição. O Regimento estabelece as normas e regras da escola, enquanto o PPP é o documento que expressa a identidade, os valores e os objetivos educacionais da instituição, como se fosse um ‘RG’. Dedique tempo para entendê-los.
- Depois de estar ciente de como esta escola funciona, você estará pronta para começar – acredite, cada local tem sua cultura.
Clique aqui e descubra como o Kit S.O.S Coordenação Pedagógica vai revolucionar sua gestão!
3. Estou iniciando na coordenação pedagógica. O que preciso saber?
Não se preocupe! Ao passo que você vivencia novas aprendizagens, a “virada de chave” de professora para professora coordenadora acontece.
Assim como aconteceu nos seus primeiros planos de aula, poderá acontecer com suas reuniões pedagógicas.
Portanto, treine e dedique algum tempo de estudo para montar um bom roteiro para acolhimento dos professores tal qual em reuniões com as famílias. Como resultado, irá se sentir mais segura e preparada.
Por último, quando estiver estabelecida, cuide para que tenha uma rotina de trabalho organizada.
Minha querida coordenadora, a jornada na coordenação pedagógica é uma oportunidade maravilhosa de impactar a vida de professores e alunos. É um papel de liderança, de mediação e de constante aprendizado.
Com estratégia, preparação e as ferramentas certas, você pode desvendar os desafios dessa função e construir uma gestão de sucesso. Lembre-se da importância de um “novo olhar” e da sua capacidade de transformar a realidade escolar.
Agora é com você! Muita calma com seu processo de aprendizagem. Estude, cuide de sua saúde e coloque em prática o que aprendeu. Sua sala da coordenadora é o epicentro dessa transformação, e sua paixão pela educação é o motor que impulsiona a excelência.
Boa sorte!