Dinâmicas e Textos

Quem dobrou teu pára-quedas hoje?: Texto para trabalhar a relação entre professor e auxiliar de classe

Em primeiro lugar, quando falamos sobre nossas escolas, nos esquecemos de valorizar nossos heróis que atuam ao lado dos professores, os auxiliares de sala, que dão suporte e apoio essenciais para o dia a dia na sala de aula.

Portanto, neste artigo, vamos conversar sobre a relação entre professor e auxiliar de classe, destacando a importância de reconhecer seu trabalho para fortalecer essa parceria!

Os auxiliares de classe: nossos para-quedas silenciosos

No corre-corre da rotina, os auxiliares de classe são verdadeiros para-quedas silenciosos, muitas vezes esquecidos, que fazem um papel fundamental não apenas no suporte às atividades pedagógicas dos professores, mas também no cuidado com nossas crianças o famoso cuidar e educar.

Porém, esses profissionais muitas vezes não recebem o reconhecimento merecido, apesar de seu impacto significativo na experiência de ensino e aprendizagem. Vamos ao texto?

TEXTO PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA – AUTORIA DE GEMIR CASSAN

“QUEM DOBROU TEU PARA-QUEDAS, HOJE?”

Charles Ray era piloto de um bombardeiro na guerra do Vietnã.

Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um míssil.

Ray saltou de pára-quedas, foi capturado e passou seis anos numa prisão norte-vietnamita.

Ao retornar aos Estados Unidos, passou a dar palestras relatando sua odisséia e o que aprendera na prisão.

Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem:

– Olá, você é Charles Ray, era piloto no Vietnã e foi derrubado, não é mesmo?

– Sim, como sabe? – perguntou Ray.

– Era eu quem dobrava o seu pára-quedas. Parece que funcionou bem, não é verdade?

Ray quase se afogou de surpresa e com muita gratidão respondeu:

– Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje.

Ao ficar sozinho naquela noite, Ray não conseguia dormir, pensando e perguntando-se:

– Por muitas vezes olhei esse homem no porta-aviões e nunca lhe disse “Bom Dia”?

Eu era um piloto arrogante e ele um simples marinheiro.

Pensou também nas horas que o marinheiro passou humildemente no barco enrolando os fios de seda de vários pára-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguém que não conhecia.

Agora, Ray inicia suas palestras perguntando à sua platéia:

– Quem dobrou teu pára-quedas hoje?

Valorizando ações simples, mas impactantes

Assim como um gesto simples pode fazer toda a diferença no desempenho de um aluno, o reconhecimento profissional também pode ajudar na motivação dos auxiliares de classe.

É importante lembrarmos que a valorização não apenas pode ser feita através de palavras! Ou seja, ela pode e deve acontecer também de ações, como um sorriso de gratidão, também um gesto de carinho ou um agradecimento sincero.

Desse modo, é importante recordar que o reconhecimento não se restringe apenas aos momentos de grandes realizações ou eventos especiais. Do mesmo modo, os pequenos gestos de reconhecimento no dia a dia podem fazer uma grande diferença no engajamento e bem-estar dos auxiliares de classe, como por exemplo:

  1. Agradecer diariamente pelo trabalho realizado.
  2. Elogiar publicamente o desempenho e esforço do auxiliar.
  3. Compartilhar informações e materiais relevantes para o bom desempenho das atividades.
  4. Oferecer ajuda e apoio em momentos de maior demanda.
  5. Reconhecer as ideias e contribuições do auxiliar na construção do ambiente de aprendizagem.
  6. Criar momentos para conversas informais, demonstrando interesse em sua vida pessoal e profissional.
  7. Proporcionar oportunidades de desenvolvimento e formação para o auxiliar.
  8. Incluir o auxiliar em decisões e planejamentos pedagógicos.
  9. Comemorar datas especiais, como aniversário ou conquistas pessoais.
  10. Proporcionar um ambiente de trabalho respeitoso e colaborativo, com diálogo aberto e construtivo.

Veja outros textos para formação continuada aqui

Celebre as conquistas em conjunto

Como resultado, dar oportunidade aos momentos de celebração das conquistas e realizações com a equipe pedagógica, reforça o senso de pertencimento dos educadores. Ou seja, incentive momentos de compartilhamento de experiências, criando um ambiente de apoio mútuo e aprendizado contínuo.

O Reconhecimento começa com você

Enfim, independente se for o professor, coordenador pedagógico ou diretor, o reconhecimento profissional começa com cada um de nós. Dessa forma, aproveite as oportunidades para agradecer e valorizar os auxiliares de classe por suas contribuições diárias.

Então, lembre-se de que juntas, como uma equipe unida, podemos alcançar resultados incríveis e proporcionar experiências educacionais enriquecedoras para nossos alunos.

Compartilhe comigo sua vivência na valorização e reconhecimento dos auxiliares nos comentários abaixo, e juntas fortaleçamos a relação entre professor e auxiliar de classe, tornando nossa escola um lugar ainda mais inspirador e acolhedor para todos!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *