Em primeiro lugar, quando falamos sobre nossas escolas, nos esquecemos de valorizar nossos heróis que atuam ao lado dos professores, os auxiliares de sala, que dão suporte e apoio essenciais para o dia a dia na sala de aula.
Portanto, neste artigo, vamos conversar sobre a relação entre professor e auxiliar de classe, destacando a importância de reconhecer seu trabalho para fortalecer essa parceria!
Os auxiliares de classe: nossos para-quedas silenciosos
No corre-corre da rotina, os auxiliares de classe são verdadeiros para-quedas silenciosos, muitas vezes esquecidos, que fazem um papel fundamental não apenas no suporte às atividades pedagógicas dos professores, mas também no cuidado com nossas crianças — o famoso cuidar e educar.
Porém, esses profissionais muitas vezes não recebem o reconhecimento merecido, apesar de seu impacto significativo na experiência de ensino e aprendizagem. Vamos ao texto?
TEXTO PARA REUNIÃO PEDAGÓGICA – AUTORIA DE GEMIR CASSAN
“QUEM DOBROU TEU PARA-QUEDAS, HOJE?”
Charles Ray era piloto de um bombardeiro na guerra do Vietnã.
Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um míssil.
Ray saltou de pára-quedas, foi capturado e passou seis anos numa prisão norte-vietnamita.
Ao retornar aos Estados Unidos, passou a dar palestras relatando sua odisséia e o que aprendera na prisão.
Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem:
– Olá, você é Charles Ray, era piloto no Vietnã e foi derrubado, não é mesmo?
– Sim, como sabe? – perguntou Ray.
– Era eu quem dobrava o seu pára-quedas. Parece que funcionou bem, não é verdade?
Ray quase se afogou de surpresa e com muita gratidão respondeu:
– Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje.
Ao ficar sozinho naquela noite, Ray não conseguia dormir, pensando e perguntando-se:
– Por muitas vezes olhei esse homem no porta-aviões e nunca lhe disse “Bom Dia”?
Eu era um piloto arrogante e ele um simples marinheiro.
Pensou também nas horas que o marinheiro passou humildemente no barco enrolando os fios de seda de vários pára-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguém que não conhecia.
Agora, Ray inicia suas palestras perguntando à sua platéia:
– Quem dobrou teu pára-quedas hoje?
Valorizando ações simples, mas impactantes
Assim como um gesto simples pode fazer toda a diferença no desempenho de um aluno, o reconhecimento profissional também pode ajudar na motivação dos auxiliares de classe.
É importante lembrarmos que a valorização não apenas pode ser feita através de palavras! Ou seja, ela pode e deve acontecer também de ações, como um sorriso de gratidão, também um gesto de carinho ou um agradecimento sincero.
Desse modo, é importante recordar que o reconhecimento não se restringe apenas aos momentos de grandes realizações ou eventos especiais. Do mesmo modo, os pequenos gestos de reconhecimento no dia a dia podem fazer uma grande diferença no engajamento e bem-estar dos auxiliares de classe, como por exemplo:
- Agradecer diariamente pelo trabalho realizado.
- Elogiar publicamente o desempenho e esforço do auxiliar.
- Compartilhar informações e materiais relevantes para o bom desempenho das atividades.
- Oferecer ajuda e apoio em momentos de maior demanda.
- Reconhecer as ideias e contribuições do auxiliar na construção do ambiente de aprendizagem.
- Criar momentos para conversas informais, demonstrando interesse em sua vida pessoal e profissional.
- Proporcionar oportunidades de desenvolvimento e formação para o auxiliar.
- Incluir o auxiliar em decisões e planejamentos pedagógicos.
- Comemorar datas especiais, como aniversário ou conquistas pessoais.
- Proporcionar um ambiente de trabalho respeitoso e colaborativo, com diálogo aberto e construtivo.
Veja outros textos para formação continuada aqui
Celebre as conquistas em conjunto
Como resultado, dar oportunidade aos momentos de celebração das conquistas e realizações com a equipe pedagógica, reforça o senso de pertencimento dos educadores. Ou seja, incentive momentos de compartilhamento de experiências, criando um ambiente de apoio mútuo e aprendizado contínuo.
O Reconhecimento começa com você
Enfim, independente se for o professor, coordenador pedagógico ou diretor, o reconhecimento profissional começa com cada um de nós. Dessa forma, aproveite as oportunidades para agradecer e valorizar os auxiliares de classe por suas contribuições diárias.
Então, lembre-se de que juntas, como uma equipe unida, podemos alcançar resultados incríveis e proporcionar experiências educacionais enriquecedoras para nossos alunos.
Compartilhe comigo sua vivência na valorização e reconhecimento dos auxiliares nos comentários abaixo, e juntas fortaleçamos a relação entre professor e auxiliar de classe, tornando nossa escola um lugar ainda mais inspirador e acolhedor para todos!