Primeiramente, sabemos que coordenar uma equipe pedagógica exige mais do que organização e planejamento: exige compreensão de perfis comportamentais. Sem dúvida, você já deve ter percebido que alguns professores são mais expansivos, outros mais introspectivos. Bem como cada pessoa se comunica, reage e decide faz toda a diferença na sua atuação como coordenadora. É aí que entra o Teste DiSC: uma ferramenta útil para transformar sua liderança e a convivência na escola.
A Importância de conhecer seu estilo de liderança
Primeiramente, vamos imaginar uma situação comum: você, coordenadora pedagógica, precisa mediar um conflito entre dois professores com personalidades completamente diferentes. Um deles é direto, objetivo e impaciente. O outro é detalhista, cauteloso e precisa de tempo para processar informações. Como lidar com essa situação de forma eficaz?
De fato, muitas coordenadoras se sentem inseguras em momentos como esse (eu mesma já fui uma delas), justamente por não compreenderem os diferentes estilos comportamentais, tanto o seu próprio quanto o de sua equipe.
Você já parou para pensar por que algumas interações fluem naturalmente, enquanto outras parecem uma batalha constante? Ou seja, por que é tão fácil se comunicar com certos professores e tão desafiador com outros?
A resposta está nos diferentes perfis comportamentais que todos nós possuímos. Além disso, quando você conhece seu próprio estilo de liderança, consegue potencializar seus pontos fortes e trabalhar conscientemente em seus desafios.
Origem e conceito do DISC
A princípio, é importante destacar que o método DISC não é apenas mais uma “teoria da moda” na educação. Assim o teste tem raízes na psicologia, baseando-se na teoria de Carl Jung e sendo adaptado pelo psicólogo Willian Moulton Marston, o mesmo criador da Mulher Maravilha e do detector de mentiras! Sobretudo, a origem do método DiSC está no livro “As Emoções das Pessoas Normais”, escrito Marston e publicado originalmente em 1928, com a primeira edição em português em 2014.

Mas afinal, o que significa DISC? Cada letra representa um perfil comportamental, vindo do inglês, e adaptado ao português fica desta forma:
• D – Dominância: Foco em resultados, objetividade e ação
• I – Influência: Foco em pessoas, comunicação e entusiasmo
• S – Estabilidade: Foco em cooperação, paciência e consistência
• C – Conformidade/Cautela: Foco em qualidade, análise e precisão
Todavia vale ressaltar que não existem perfis “bons” ou “ruins”: todos têm pontos fortes e desafios. Ademais, cada pessoa é uma combinação única desses quatro estilos, com um ou dois deles geralmente predominantes.
Mini teste DISC: Descubra seu estilo de coordenar
Em seguida, convido você a ter ideia do seu estilo predominante de liderança com este mini teste DISC. Assim, é importante clarificar você, coordenadora, que ele não substitui o teste completo realizado através do Kit S.O.S. Coordenação Pedagógica. Então, por favor, leia cada conjunto de frases e escolha a que mais se parece com você. Portanto, anote a letra correspondente (A, B, C ou D).
1. Em um momento de crise na escola, você tende a…
(A) Tomar decisões rápidas e resolver logo.
(B) Conversar com todos para manter o clima leve.
(C) Ouvir todos os lados antes de agir.
(D) Analisar os fatos, reunir dados e propor algo com base nisso.
2. No entanto, quando pensa em dar um feedback, sua prioridade é…
(A) Ser direta e mostrar o que precisa ser feito.
(B) Motivar o professor e não desanimar.
(C) Ter um bom momento de conversa, sem tensão.
(D) Ser justa, embasada e seguir os registros.
3. Sobretudo, seu maior ponto forte na coordenação é…
(A) Liderar com decisão e iniciativa.
(B) Engajar a equipe com criatividade.
(C) Ser acessível e manter o ambiente acolhedor.
(D) Organizar processos e detalhar orientações.
4. Conforme sua rotina, você se irrita mais quando…
(A) As coisas demoram demais pra acontecer.
(B) Há clima pesado ou fofocas no time.
(C) Alguém age com grosseria ou sem empatia.
(D) As decisões são feitas sem critério.
Resultado
A fim de interpretar seu resultado, conte quantas respostas você teve de cada letra. A letra predominante indica seu estilo principal de liderança.
- Se você teve mais respostas A, seu perfil predominante é o Dominante.
- Se você teve mais respostas B, seu perfil predominante é o Influente.
- Se você teve mais respostas C, seu perfil predominante é o Estável.
- Se você teve mais respostas D, seu perfil predominante é o Cauteloso.
Saiba mais sobre cada um dos perfis logo abaixo.

Os perfis DiSC na Coordenação Pedagógica
Nesse sentido, com o resultado em mãos do seu teste DiSC, vamos conhecer em detalhes cada um dos perfis e como eles se manifestam especificamente na coordenação pedagógica:

Perfil D (Dominante): A Coordenadora Realizadora
Características na coordenação:
– Coordenadora com foco em resultados e metas pedagógicas
– Tomada de decisão rápida e assertiva
– Objetividade nas reuniões e feedbacks
– Capacidade de implementar mudanças com agilidade
Pontos fortes:
– Consegue fazer projetos pedagógicos saírem do papel
– Não tem medo de enfrentar situações difíceis
– Inegavelmente defende sua equipe quando necessário
– Mantém o foco nos objetivos educacionais
Desafios:
– Pode ser vista como impaciente ou autoritária
– Às vezes não dá tempo suficiente para professores se adaptarem
– Contudo, pode focar mais nas tarefas do que nas pessoas
– Risco de gerar ansiedade na equipe pelo ritmo acelerado
Por outro lado, a coordenadora com perfil Dominante consegue resultados impressionantes quando aprende a equilibrar sua objetividade com empatia.
Perfil I (Influente): A Coordenadora Inspiradora
Características na coordenação:
– Comunicação entusiasmada e motivadora
– Facilidade para engajar professores em novos projetos
– Criatividade nas formações continuadas
– Habilidade para “vender” novas ideias pedagógicas
Pontos fortes:
– Cria um ambiente de trabalho animado e positivo
– Inspira professores a saírem da zona de conforto
– Excelente em eventos escolares e reuniões de pais
– Facilidade para resolver conflitos com diálogo
Desafios:
– Por outro lado, pode ter dificuldade com tarefas administrativas detalhadas
– Às vezes promete mais do que consegue entregar
– Tendência a evitar conversas difíceis para manter o clima agradável
– Pode se dispersar com muitas ideias simultâneas
Diferentemente do perfil Dominante, a coordenadora Influente lidera pelo carisma e entusiasmo, não pela autoridade.
Perfil S (Estável): A Coordenadora Acolhedora
Características na coordenação:
– Escuta ativa e genuína dos professores
– Paciência para construir relações de confiança
– Consistência nas ações e decisões
– Valorização da harmonia no ambiente escolar
Pontos fortes:
– Cria um ambiente seguro para que professores se expressem
– Leal à equipe e à instituição
– Excelente mediadora de conflitos
– Persistente na implementação de projetos de longo prazo
Desafios:
– Pode evitar mudanças necessárias para não gerar desconforto
– Dificuldade em dar feedbacks corretivos
– Sem dúvida, possui tendência a assumir mais tarefas para não sobrecarregar a equipe
– Pode demorar a tomar decisões importantes
Enquanto isso, a coordenadora com perfil Estável constrói uma base sólida de confiança que sustenta toda a equipe nos momentos difíceis.
Perfil C (Cauteloso): A Coordenadora Estruturada
Características na coordenação:
– Análise detalhada de dados e resultados pedagógicos
– Organização impecável de documentos e processos
– Planejamento cuidadoso de cada etapa dos projetos
– Foco na qualidade e excelência educacional
Pontos fortes:
– Garante que todos os detalhes sejam considerados
– Cria sistemas eficientes para a rotina escolar
– Fundamenta decisões em dados concretos
– Mantém altos padrões de qualidade pedagógica
Desafios:
– Sobretudo, pode ser vista como perfeccionista ou crítica demais
– Tendência a analisar tanto que atrasa decisões
– Dificuldade com mudanças repentinas de planos
– Todavia, pode intimidar professores mais espontâneos
Desse modo, a coordenadora Cautelosa traz segurança e estrutura para a equipe, garantindo que nada importante seja esquecido.
Como potencializar seu estilo de liderança no dia a dia escolar?
Dessa forma, conhecendo seu perfil predominante através do teste DiSC, você pode trabalhar para potencializar seus pontos fortes e minimizar seus desafios. Aqui estão algumas estratégias específicas para cada estilo:
Para Coordenadoras Dominantes (D):
• Reserve momentos específicos para ouvir sua equipe sem interrupções
• Pratique a paciência em reuniões, dando espaço para todos se expressarem
• Celebre pequenas vitórias, não apenas os grandes resultados
• Comunique o “porquê” das decisões, não apenas o “o quê” e o “como”
Para Coordenadoras Influentes (I):
• Use agendas e listas para que seja possível manter o foco
• Estabeleça prazos realistas para seus projetos
• Prepare-se com antecedência para conversas difíceis
• Delegue tarefas administrativas quando possível
Para Coordenadoras Estáveis (S):
• Pratique dar feedbacks diretos, mesmo quando desconfortáveis
• Estabeleça limites claros para evitar sobrecarga
• Busque apoio quando precisar implementar mudanças significativas
• E, sem dúvida, reserve tempo para autocuidado e recarregar energias
Para Coordenadoras Cautelosas (C):
• Estabeleça prazos para análises para evitar paralisia por perfeccionismo
• Pratique comunicação mais acessível e menos técnica
• Permita-se experimentar novas abordagens sem ter todos os detalhes
• Reconheça que nem tudo precisa ser perfeito para ser eficaz
Seja como for, ao trabalhar conscientemente com seu estilo, você se tornará uma líder mais completa e eficaz.
Como lidar com o professor de cada estilo DiSC?
Assim como é importante conhecer seu próprio estilo, reconhecer os perfis dos professores da sua equipe é fundamental para uma liderança eficaz. Por exemplo, veja como adaptar sua comunicação para cada perfil:
Para professores com perfil Dominante (D):
• Seja direta e objetiva, ou seja, sem enrolações
• Foque em resultados e soluções
• Respeite seu tempo e vá direto ao ponto
• Ofereça opções e autonomia
Para professores com perfil Influente (I):
• Crie um ambiente leve e amigável
• Dê espaço para que expressem suas ideias
• Reconheça publicamente suas conquistas para que os professores sintam-se úteis
• Conecte as tarefas a objetivos inspiradores
Para professores com perfil Estável (S):
• Construa confiança antes de propor mudanças
• Dê tempo para que processem novas informações
• Ofereça apoio constante durante transições
• Valorize sua lealdade e dedicação
Para professores com perfil Cauteloso (C):
• Forneça dados e informações detalhadas
• Nesse sentido, respeite sua necessidade de análise
• Seja precisa e específica nas orientações
• Evite pressão por decisões imediatas
Ou seja, ao adaptar seu estilo de comunicação, você consegue conectar-se de forma mais eficaz com cada membro da sua equipe.
Teste Complementar: Como está sua energia?
Bem como o estilo de liderança, a gestão da sua energia é fundamental para uma coordenação eficaz. Inclusive, o e-book “Lidere com Segurança” traz um teste complementar que avalia como está sua energia em quatro dimensões: corporal, emocional, mental e espiritual.
Por essa razão, é importante lembrar que cada estilo de liderança consome energia de formas diferentes em cada um dos perfis:
Dominante (D): Tende a gastar não apenas energia mental, mas também física, podendo negligenciar o autocuidado e sua saúde.
Influente (I): Por consequência, pode esgotar-se emocionalmente por estar sempre “ligado” e disponível para os professores.
Estável (S): Posto que frequentemente absorve o estresse da equipe, acumulando tensão emocional
Cauteloso (C): Pode desgastar-se mentalmente não apenas com análises excessivas, mas também com preocupações
Ademais, independentemente do seu estilo, cuidar da sua energia é essencial para sustentar uma liderança eficaz a longo prazo.
Coordenação pedagógica inteligente e estratégica
Em suma, conhecer seu estilo de liderança não é apenas um exercício de autoconhecimento, mas uma ferramenta útil para transformar sua gestão na coordenação pedagógica. Ou seja, quando você entende como naturalmente tende a agir e liderar, pode fazer escolhas mais conscientes e eficazes.
Para finalizar, lembre-se de que a verdadeira utilidade da metodologia DISC está em reconhecer que não existe um estilo “ideal” de liderança. Isto é, existe é a capacidade de adaptar seu estilo às diferentes situações e pessoas, mantendo-se fiel aos seus valores e propósito como coordenadora pedagógica.
Sem dúvida, essa flexibilidade é o que diferencia uma coordenadora comum de uma líder extraordinária.
Quer aprofundar seu conhecimento e liderar com mais segurança?
Certamente, o mini teste DiSC que você acabou de fazer é apenas uma amostra do poder transformador que o autoconhecimento pode trazer para sua liderança. Isto é, especialmente para coordenadoras pedagógicas, que lidam diariamente com desafios complexos e equipes diversas, ter ferramentas práticas faz toda a diferença.

O e-book completo “Lidere com Segurança”, parte do Kit S.O.S. Coordenação Pedagógica, oferece:
- O teste DISC completo com análise detalhada de cada perfil
- Estratégias específicas para potencializar seu estilo de liderança
- Ferramentas práticas para gerenciar sua energia e evitar o burnout
- Técnicas de comunicação adaptadas para cada perfil de professor
Além disso, o Kit S.O.S. Coordenação Pedagógica inclui mais 21 e-books com ferramentas práticas para todas as áreas da coordenação pedagógica: desde a gestão de reuniões até a mediação de conflitos, passando por observação de aulas e feedback eficaz.
Por fim, se você deseja transformar sua coordenação pedagógica e liderar com mais segurança e eficácia, clique no botão abaixo e tenha acesso a este material completo que já ajudou milhares de coordenadoras em todo o Brasil.
Agora é com você!
Fez o teste DiSC e descobriu seu perfil de liderança? Então compartilhe aqui nos comentários! Quero saber como você se identificou com o resultado e de que forma ele pode ajudar (ou já está ajudando) na sua rotina como coordenadora pedagógica. Vamos trocar experiências e aprender juntas!
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