Hoje vamos abordar o conceito de formação continuada na prática docente, tendo como base o poema “Hoje desaprendo” de Cecília Meireles. Nesta reflexão, a fim de ressaltar a importância de estar em constante evolução e aprendizado, revisitando conceitos e métodos pedagógicos. Pois ao nos aprofundarmos na poesia, somos convidados a refletir sobre a dinâmica do conhecimento e o constante processo de desconstrução e reconstrução do saber.
Da mesma forma, também discutimos estratégias de planejamento pedagógico, com o objetivo de desenvolver aulas mais eficazes e adaptadas às necessidades dos estudantes. Afinal, ao unir inspiração poética de Cecília Meireles com as práticas educacionais contemporâneas, buscamos promover uma educação mais significativa e transformadora.
Precisa de um texto para sensibilização dos professores? Confira aqui
Antes de conhecer a pauta, a minha sugestão é que projete o texto aos professores ou imprima quantas cópias forem necessária para todos terem acesso durante a formação continuada ou reunião pedagógica. Então, a leitura poderá ser feita pelo coordenador, em pequenos grupos ou individualmente.
Poema de Cecília Meireles – “Hoje desaprendo o que tinha aprendido até hoje…”
Hoje desaprendo o que tinha aprendido até hoje
e que amanhã recomeçarei a aprender.
Todos os dias desfaleço e desfaço-me em cinza efêmera:
todos os dias reconstruo minhas edificações, em sonho eternas.
Esta frágil escola que somos, levanto-a com paciência
dos alicerces às torres, sabendo que é trabalho sem termo.
E do alto avisto os que folgam e assaltam, donos de riso e pedras.
Cada um de nós tem sua verdade, pela qual deve morrer.
De um lugar que não se alcança, e que é, no entanto, claro,
minha verdade, sem troca, sem equivalência nem desengano
permanece constante, obrigatória, livre:
enquanto aprendo, desaprendo e torno a reaprender.
Pauta de Formação Continuada: Desaprender e reaprender com Cecília Meireles
Abaixo, compartilho um modelo de pauta que poderá servir como inspiração assim como deverá ser adaptada à sua realidade escolar. Vamos lá?
Objetivo da formação continuada: A fim de refletir sobre o processo de aprendizagem contínua e sua aplicação na prática diária do professor, utilizaremos o poema “Hoje desaprendo” de Cecília Meireles como sensibilização. Além disso, abordar estratégias de planejamento pedagógico para o desenvolvimento de aulas mais eficazes.
1. Acolhimento
- Primeiramente, receba os professores com uma mensagem acolhedora, destacando a importância do aprendizado contínuo na prática docente. Por exemplo, deixe na lousa “Hoje desaprendo o que tinha aprendido até hoje…”.
2. Apresentação do Poema “Hoje desaprendo”
- Realize a leitura do poema “Hoje desaprendo” de Cecília Meireles.
De fato, você poderá pedir para que leiam individualmente ou em pequenos grupos.
3. Diálogo sobre desaprender e reaprender na prática docente
- Promova a reflexão sobre os conceitos de desaprender e reaprender, e como eles se relacionam com a prática do professor.
- Abra espaço para os professores compartilharem experiências e desafios relacionados ao processo de aprendizagem em sala de aula.
- Discuta a importância de estar aberto a novas ideias, metodologias e abordagens pedagógicas para acompanhar as transformações na educação.
4. Estudo sobre planejamento pedagógico (opcional)
- Apresente os conceitos fundamentais do planejamento pedagógico e sua importância para o desenvolvimento de aulas significativas e alinhadas aos objetivos de aprendizagem.
- Explore estratégias e ferramentas para elaborar planos de aula, considerando a diversidade dos alunos, os recursos disponíveis e os objetivos educacionais.
- Quer uma formação completa em Planejamento Pedagógico? Está disponível no meu material “Kit S.O.S. Coordenação Pedagógica”.
5. Atividade Prática: Elaboração de Planos de Aula
- Divida os professores em grupos e proponha a elaboração de um plano de aula com base em um tema escolhido (você poderá levar pronto ou deixar a disposição dos docentes), utilizando as orientações e técnicas discutidas durante a formação.
- Incentive troca de ideias e a colaboração entre os grupos para enriquecer o processo de planejamento.
6. Discussão
- Cada grupo apresenta seu plano de aula, destacando os objetivos, estratégias de ensino, recursos e avaliação propostos.
- Promover uma discussão coletiva sobre as diferentes abordagens e possibilidades de planejamento pedagógico, da mesma forma ao incentivar a reflexão e o aprendizado mútuo.
7. Reflexão e Avaliação
- Conduza uma reflexão final sobre as aprendizagens obtidas durante a formação, destacando os insights, desafios e áreas de aprimoramento identificadas pelos participantes.
- Colete feedbacks dos participantes para avaliar a eficácia da formação e identificar possíveis melhorias para futuras atividades.
8. Encerramento
- Agradeça a participação de todos e reforce o compromisso com o aprendizado contínuo e aprimoramento profissional na prática docente.
- Estimule os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos em suas práticas pedagógicas diárias.
Em resumo, quando unimos poesia e prática educativa, reforçamos a importância de os educadores se manterem sempre atualizados e abertos ao aprendizado contínuo. Assim, podemos avançar em direção a uma educação mais dinâmica, inclusiva e inspiradora, capaz de transformar positivamente a jornada de aprendizado dos alunos.
Como Cecília Meireles disse: “Hoje desaprendo / A memória do passado que me pesa.” Devemos, portanto, estar dispostos a desaprender e reinventar constantemente para um futuro educacional ainda mais brilhante e promissor.
Você, que chegou até o fim do post, teve algum insight?
Deixe nos comentários que irei te responder 🤓.
Referências:
Este poema é extraído do volume II de “Poesia Completa”, de Cecília Meireles, publicado pela Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, em 2001, com 1993 páginas, consulte páginas 1442-1443. O título original é “Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem”.
DILVA FRAZÃO. Foto da Cecília Meireles. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/cecilia_meireles/>. Acesso em: 8 fev. 2024.
Meireles, Cecília. Hoje desaprendo o que tinha aprendido até hoje… Disponível em: <https://www.tudoepoema.com.br/cecilia-meireles-hoje-desaprendo-o-que-tinha-aprendido-ate-hoje/>. Acesso em: 8 fev. 2024.
Boa tarde, meu nome é Fabíola, sou de SP e quero lhe agradecer pelas dicas, pois atualmente sou coordenadora pedagógica em uma escola de Anos Iniciais e estou tendo certa dificuldade em planejar minhas reuniões pedagógicas, pois tudo é novo pra mim. Agora, após ler suas dicas, estou me sentindo mais preparada e capaz. Gratidão.
Oi, Fabíola!
Meus parabéns! Mérito todinho seu em buscar melhoria para sua escola!
Parabéns pelo material disponibilizado, de uma qualidade fantástica me ajudou muito na condução da reunião.
Muito obrigada, Alexandre!