Foto de Cecília Meireles
Dinâmicas e Textos Formação continuada Gestão Escolar

Sugestão de pauta para formação de professores com Cecília Meireles

Hoje vamos abordar o conceito de formação continuada na prática docente, tendo como base o poema “Hoje desaprendo” de Cecília Meireles. Nesta reflexão, a fim de ressaltar a importância de estar em constante evolução e aprendizado, revisitando conceitos e métodos pedagógicos. Pois ao nos aprofundarmos na poesia, somos convidados a refletir sobre a dinâmica do conhecimento e o constante processo de desconstrução e reconstrução do saber.

Da mesma forma, também discutimos estratégias de planejamento pedagógico, com o objetivo de desenvolver aulas mais eficazes e adaptadas às necessidades dos estudantes. Afinal, ao unir inspiração poética de Cecília Meireles com as práticas educacionais contemporâneas, buscamos promover uma educação mais significativa e transformadora.

Precisa de um texto para sensibilização dos professores? Confira aqui

Antes de conhecer a pauta, a minha sugestão é que projete o texto aos professores ou imprima quantas cópias forem necessária para todos terem acesso durante a formação continuada ou reunião pedagógica. Então, a leitura poderá ser feita pelo coordenador, em pequenos grupos ou individualmente.

Poema de Cecília Meireles – “Hoje desaprendo o que tinha aprendido até hoje…”

Hoje desaprendo o que tinha aprendido até hoje

e que amanhã recomeçarei a aprender.

Todos os dias desfaleço e desfaço-me em cinza efêmera:

todos os dias reconstruo minhas edificações, em sonho eternas.

Esta frágil escola que somos, levanto-a com paciência

dos alicerces às torres, sabendo que é trabalho sem termo.

E do alto avisto os que folgam e assaltam, donos de riso e pedras.

Cada um de nós tem sua verdade, pela qual deve morrer.

De um lugar que não se alcança, e que é, no entanto, claro,

minha verdade, sem troca, sem equivalência nem desengano

permanece constante, obrigatória, livre:

enquanto aprendo, desaprendo e torno a reaprender. 

Pauta de Formação Continuada: Desaprender e reaprender com Cecília Meireles

Abaixo, compartilho um modelo de pauta que poderá servir como inspiração assim como deverá ser adaptada à sua realidade escolar. Vamos lá?

Objetivo da formação continuada: A fim de refletir sobre o processo de aprendizagem contínua e sua aplicação na prática diária do professor, utilizaremos o poema “Hoje desaprendo” de Cecília Meireles como sensibilização. Além disso, abordar estratégias de planejamento pedagógico para o desenvolvimento de aulas mais eficazes.

1. Acolhimento

  • Primeiramente, receba os professores com uma mensagem acolhedora, destacando a importância do aprendizado contínuo na prática docente. Por exemplo, deixe na lousa “Hoje desaprendo o que tinha aprendido até hoje…”.

2. Apresentação do Poema “Hoje desaprendo”

  • Realize a leitura do poema “Hoje desaprendo” de Cecília Meireles.
    De fato, você poderá pedir para que leiam individualmente ou em pequenos grupos.

3. Diálogo sobre desaprender e reaprender na prática docente

  • Promova a reflexão sobre os conceitos de desaprender e reaprender, e como eles se relacionam com a prática do professor.
  • Abra espaço para os professores compartilharem experiências e desafios relacionados ao processo de aprendizagem em sala de aula.
  • Discuta a importância de estar aberto a novas ideias, metodologias e abordagens pedagógicas para acompanhar as transformações na educação.

4. Estudo sobre planejamento pedagógico (opcional)

5. Atividade Prática: Elaboração de Planos de Aula

  • Divida os professores em grupos e proponha a elaboração de um plano de aula com base em um tema escolhido (você poderá levar pronto ou deixar a disposição dos docentes), utilizando as orientações e técnicas discutidas durante a formação.
  • Incentive troca de ideias e a colaboração entre os grupos para enriquecer o processo de planejamento.

6. Discussão

  • Cada grupo apresenta seu plano de aula, destacando os objetivos, estratégias de ensino, recursos e avaliação propostos.
  • Promover uma discussão coletiva sobre as diferentes abordagens e possibilidades de planejamento pedagógico, da mesma forma ao incentivar a reflexão e o aprendizado mútuo.

7. Reflexão e Avaliação

  • Conduza uma reflexão final sobre as aprendizagens obtidas durante a formação, destacando os insights, desafios e áreas de aprimoramento identificadas pelos participantes.
  • Colete feedbacks dos participantes para avaliar a eficácia da formação e identificar possíveis melhorias para futuras atividades.

8. Encerramento

  • Agradeça a participação de todos e reforce o compromisso com o aprendizado contínuo e aprimoramento profissional na prática docente.
  • Estimule os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos em suas práticas pedagógicas diárias.

Em resumo, quando unimos poesia e prática educativa, reforçamos a importância de os educadores se manterem sempre atualizados e abertos ao aprendizado contínuo. Assim, podemos avançar em direção a uma educação mais dinâmica, inclusiva e inspiradora, capaz de transformar positivamente a jornada de aprendizado dos alunos.

Como Cecília Meireles disse: “Hoje desaprendo / A memória do passado que me pesa.” Devemos, portanto, estar dispostos a desaprender e reinventar constantemente para um futuro educacional ainda mais brilhante e promissor.

Você, que chegou até o fim do post, teve algum insight?

Deixe nos comentários que irei te responder 🤓.

Referências:

Este poema é extraído do volume II de “Poesia Completa”, de Cecília Meireles, publicado pela Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, em 2001, com 1993 páginas, consulte páginas 1442-1443. O título original é “Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem”.

DILVA FRAZÃO. Foto da Cecília Meireles. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/cecilia_meireles/>. Acesso em: 8 fev. 2024.

Meireles, Cecília. Hoje desaprendo o que tinha aprendido até hoje… Disponível em: <https://www.tudoepoema.com.br/cecilia-meireles-hoje-desaprendo-o-que-tinha-aprendido-ate-hoje/>. Acesso em: 8 fev. 2024.

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. Fabiola Lima dos Santos diz:

    Boa tarde, meu nome é Fabíola, sou de SP e quero lhe agradecer pelas dicas, pois atualmente sou coordenadora pedagógica em uma escola de Anos Iniciais e estou tendo certa dificuldade em planejar minhas reuniões pedagógicas, pois tudo é novo pra mim. Agora, após ler suas dicas, estou me sentindo mais preparada e capaz. Gratidão.

    1. Oi, Fabíola!
      Meus parabéns! Mérito todinho seu em buscar melhoria para sua escola!

  2. Alexandre Douglas diz:

    Parabéns pelo material disponibilizado, de uma qualidade fantástica me ajudou muito na condução da reunião.

    1. Muito obrigada, Alexandre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *