Uma ferramenta para garantir o direito à educação
A princípio, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é uma estratégia que visa garantir o acesso, a permanência e o sucesso do estudante na escola, especialmente aqueles com necessidades educacionais especiais.
O PEI é um documento que contém informações sobre o estudante, suas habilidades, dificuldades e necessidades educacionais, bem como as estratégias e metodologias que serão utilizadas para promover a aprendizagem.
Seu objetivo é identificar as habilidades atuais do estudante e definir metas e objetivos para o seu desenvolvimento.
Neste artigo, vamos explicar o que é o PEI, quais são as legislações e conceitos legais que o embasam, como construí-lo passo a passo e apresentar um modelo em tabela para servir de exemplo.

O que é o Plano Educacional Individualizado (PEI)?
O Plano Educacional Individualizado é um documento que visa garantir a educação inclusiva, isto é, que todos os estudantes tenham acesso, permanência e sucesso na escola, independentemente de suas características individuais.
O PEI é uma ferramenta que ajuda a equipe escolar a entender as necessidades educacionais de cada estudante e a planejar atividades pedagógicas específicas para atendê-las.
Ele deve ser elaborado de forma participativa, ou seja, deve ser construído com a participação de todos os profissionais que atuam junto ao aluno, bem como com a participação do estudante e de sua família. É importante que todos os envolvidos no processo estejam cientes das estratégias e metodologias que serão utilizadas para promover a aprendizagem do estudante.
Saiba mais sobre metodologias de ensino aqui.
Passo a passo para a criação do plano educacional individualizado
Em geral, criamos o plano educacional individualizado em 4 etapas, que são:
Etapa 1: Conhecer o aluno
Primeiramente, mapeie o perfil do estudante, considerando suas capacidades, necessidades, história, interesses e conhecimentos adquiridos.
Para entender melhor o estudante, logo após sua matrícula (ou ao ler este texto) realize uma entrevista com seus responsáveis, cobrindo aspectos relacionados ao seu desenvolvimento desde a gestação até o momento atual, incluindo dados importantes, como início da fala, locomoção e relações sociais.
Além disso, obtenha informações relevantes sobre questões de saúde, tais como cirurgias, alergias, hábitos alimentares, medicamentos e outros.
Etapa 2: Definir objetivos
Do mesmo modo, defina metas de curto, médio e longo prazo, levando em conta o perfil do estudante e o que ele precisa aprender. Assim, considere as habilidades cognitivas, socioemocionais e motoras ao definir os objetivos de aprendizagem.
Etapa 3: Planejamento
Com as metas estabelecidas, planeje como e quando elas serão alcançadas. Portanto, considere o conteúdo acadêmico, metodologia e contexto do estudante.
Etapa 4: Acompanhamento
Todavia, acompanhe o progresso do aluno por meio de registros e avaliações formativas, verificando se as metas e objetivos estabelecidos estão sendo contemplados. Registre os procedimentos de avaliação do discente e verifique seu progresso em relação às metas e ações estabelecidas.
No vídeo abaixo, saiba mais sobre a construção do Plano Educacional Individualizado (PEI), por que ele é importante e como você pode criá-lo de acordo com as necessidades de seus alunos.
Modelo para PEI
Nunca teve contato com um PEI e precisa de uma referência para se inspirar?
Então, está no lugar certo! A tabela a seguir apresenta um modelo de Plano Educacional Individualizado, que contempla, sobretudo, os principais itens que devem ser considerados na elaboração do plano:
1. Identificação do estudante |
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Nome completo e idade |
Ano/Série e Turma |
Escola, professores e coordenador pedagógico |
Responsáveis legais |
Telefones e e-mail |
2. Relatório com informações e laudos |
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Diagnóstico médico Se houver – Lembrando que não é necessário laudo médico para criar um PEI |
Interesses e habilidades apresentadas em sala de aula |
Dificuldades e desafios apresentados em sala de aula |
Afinidades / gostos pessoais |
3. Necessidades educacionais especiais |
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Tipo de necessidade Descreva que tipo de apoio o aluno precisa neste momento para que justifique a criação deste plano educacional individualizado. |
Recursos pedagógicos necessários |
4. Objetivos e metas |
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Objetivos educacionais É o que se deseja alcançar, a intenção geral. Mais geral e de longo prazo, aponta a direção. Por exemplo, iniciar o processo de alfabetização |
Metas a serem atingidas Torna o objetivo mais específico. Tem número, prazo e resultado claro. Por exemplo, garantir que até outubro o aluno tenha avançado do pré-silábico para silábico com valor sonoro. |
Ações São os passos que você vai dar para alcançar a meta e, consequentemente, o objetivo. Ex: Realizar avaliações diagnósticas bimestrais, reunir professores para análise de dados e reorganização de conteúdo pedagógico. |
5. Metodologias e materiais de apoio |
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Metodologias |
Materiais de apoio |
6. Avaliação |
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Instrumentos |
Critérios |
Frequência Diferente das ações, aqui deverá especificar o cronograma com cada atividade. Exemplo: 03/02 – Atividade diagnóstica 15/02 – Reunião com a família 05/03 – Reunião com professores para reavaliação do PEI |
7. Revisão constante do PEI |
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Responsável (is) pela revisão |
Frequência |
Dados da avaliação |
Conclusão
Em suma, o Plano Educacional Individualizado é um importante instrumento para a garantia do direito à educação inclusiva, que deve ser construído em conjunto com a equipe pedagógica, com base nas legislações e conceitos legais, e com a participação ativa do estudante e de sua família.
Afinal, através do PEI, é possível planejar e adaptar estratégias pedagógicas, recursos e materiais de apoio.
Agora me conta: ficou mais fácil criar o Plano Educacional Individualizado na sua escola?
Deixe seu comentário! Vou adorar saber!
Para saber mais e referências:
BARBOSA, Vânia ; PAVANI DE CARVALHO, Marcos. Conhecimentos necessários para elaborar o Plano Educacional Individualizado -PEI. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível aqui.
ULLIANE, Carla. Plano Educacional Individualizado: Como Elaborar um PEI? Disponível aqui.
Oi, muito interessante tudo o que foi abordado. Como sou nova na coordenação de uma escola de educação infantil. Queria saber se o PEI pode ser aplicado na educação infantil?
Oi, Ive
Tudo bem?
Claro! Pode ser adaptado para a educação infantil sim.
Inclusive, também fui coordenadora do infantil por alguns anos e fizemos alguns PEIs para nossos alunos de inclusão.
Minha dica é: parta da BNCC que é muito rica no infantil e do currículo da escola. Um bom alinhamento com a família se faz essencial.
Com carinho,
Mariana
Sim, vou fazer dos meus alunos deste modelo .
Obrigada !
Depois me conta como foi? Vou adorar saber!
Eu preciso muito de ajuda pq ESTOU trabalhando com alunas com DI e estar sendo muito desafiador. Estou gostando muito
Espero que este post tenha ajudado, Darcilene!
Conte comigo
Pei pode ser aplicado na educação especial (APAE), de que forma?
Olá, Telma
O PEI pode ser aplicado na adaptação curricular, na avaliação inicial do aluno para identificar suas necessidades, habilidades e desafios específicos, para estratégias de ensino e abordagens pedagógicas individualizadas que facilitem o aprendizado, e também para realizar um acompanhamento contínuo do progresso do educando.
Espero ter ajudado.
Um abraço
PARA MIM COMO ALUNA DE LICENCIATURA DE EDUCAÇAO ESPECIAL ,ESTA SENDO MUITO PRAZEROSO, ESTAR ME ORIENTANDO A RESPEITO DE UM ASSUNTO QUE VAI ME SER MUITO UTIL , PELO QUE PUDE OBSERVAR TEMOS MUITOS METODOS E CONTEUDOS ,COM UM UNICO OBJETIVO ,A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM CERTAS DEFICIENCIAS ,E ESPERO PODER AJUDAR COM TUDO QUE ESTOU A APRENDER .
Que alegria ler sua mensagem, Marinea! 💛
Fico muito feliz em saber que o conteúdo está te ajudando nessa caminhada tão linda da Educação Especial. Que você possa transformar muitas vidas com tudo que está aprendendo! Conta comigo por aqui. Seja bem-vinda!