Plano educacional individualizado
Educação especial e inclusiva

Plano Educacional Individualizado (PEI): o que é e como criar

Uma ferramenta para garantir o direito à educação

A princípio, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é uma estratégia que visa garantir o acesso, a permanência e o sucesso do estudante na escola, especialmente aqueles com necessidades educacionais especiais.

O PEI é um documento que contém informações sobre o estudante, suas habilidades, dificuldades e necessidades educacionais, bem como as estratégias e metodologias que serão utilizadas para promover a aprendizagem.

Seu objetivo é identificar as habilidades atuais do estudante e definir metas e objetivos para o seu desenvolvimento.

Neste artigo, vamos explicar o que é o PEI, quais são as legislações e conceitos legais que o embasam, como construí-lo passo a passo e apresentar um modelo em tabela para servir de exemplo.

O que é o Plano Educacional Individualizado (PEI)?

O Plano Educacional Individualizado é um documento que visa garantir a educação inclusiva, isto é, que todos os estudantes tenham acesso, permanência e sucesso na escola, independentemente de suas características individuais.

O PEI é uma ferramenta que ajuda a equipe escolar a entender as necessidades educacionais de cada estudante e a planejar atividades pedagógicas específicas para atendê-las.

Ele deve ser elaborado de forma participativa, ou seja, deve ser construído com a participação de todos os profissionais que atuam junto ao aluno, bem como com a participação do estudante e de sua família. É importante que todos os envolvidos no processo estejam cientes das estratégias e metodologias que serão utilizadas para promover a aprendizagem do estudante.

Saiba mais sobre metodologias de ensino aqui.

Passo a passo para a criação do plano educacional individualizado

Em geral, criamos o plano educacional individualizado em 4 etapas, que são:

Etapa 1: Conhecer o aluno

Primeiramente, mapeie o perfil do estudante, considerando suas capacidades, necessidades, história, interesses e conhecimentos adquiridos.

Para entender melhor o estudante, logo após sua matrícula (ou ao ler este texto) realize uma entrevista com seus responsáveis, cobrindo aspectos relacionados ao seu desenvolvimento desde a gestação até o momento atual, incluindo dados importantes, como início da fala, locomoção e relações sociais.

Além disso, obtenha informações relevantes sobre questões de saúde, tais como cirurgias, alergias, hábitos alimentares, medicamentos e outros.

Etapa 2:  Definir objetivos

Do mesmo modo, defina metas de curto, médio e longo prazo, levando em conta o perfil do estudante e o que ele precisa aprender. Assim, considere as habilidades cognitivas, socioemocionais e motoras ao definir os objetivos de aprendizagem.

Etapa 3: Planejamento

Com as metas estabelecidas, planeje como e quando elas serão alcançadas. Portanto, considere o conteúdo acadêmico, metodologia e contexto do estudante.

    Etapa 4: Acompanhamento

    Todavia, acompanhe o progresso do aluno por meio de registros e avaliações formativas, verificando se as metas e objetivos estabelecidos estão sendo contemplados. Registre os procedimentos de avaliação do discente e verifique seu progresso em relação às metas e ações estabelecidas.

    No vídeo abaixo, saiba mais sobre a construção do Plano Educacional Individualizado (PEI), por que ele é importante e como você pode criá-lo de acordo com as necessidades de seus alunos.

    Modelo para PEI

    Nunca teve contato com um PEI e precisa de uma referência para se inspirar?
    Então, está no lugar certo! A tabela a seguir apresenta um modelo de Plano Educacional Individualizado, que contempla, sobretudo, os principais itens que devem ser considerados na elaboração do plano:

    1. Identificação do estudante
    Nome completo e idade
    Ano/Série e Turma
    Escola, professores e coordenador pedagógico
    Responsáveis legais
    Telefones e e-mail
    2. Relatório com informações e laudos
    Diagnóstico médico
    Se houver – Lembrando que não é necessário laudo médico para criar um PEI
    Interesses e habilidades apresentadas em sala de aula
    Dificuldades e desafios apresentados em sala de aula
    Afinidades / gostos pessoais
    3. Necessidades educacionais especiais
    Tipo de necessidade
    Descreva que tipo de apoio o aluno precisa neste momento para que justifique a criação deste plano educacional individualizado.
    Recursos pedagógicos necessários
    4. Objetivos e metas
    Objetivos educacionais
    É o que se deseja alcançar, a intenção geral. Mais geral e de longo prazo, aponta a direção.
    Por exemplo, iniciar o processo de alfabetização
    Metas a serem atingidas
    Torna o objetivo mais específico. Tem número, prazo e resultado claro.
    Por exemplo, garantir que até outubro o aluno tenha avançado do pré-silábico para silábico com valor sonoro.
    Ações
    São os passos que você vai dar para alcançar a meta e, consequentemente, o objetivo. Ex: Realizar avaliações diagnósticas bimestrais, reunir professores para análise de dados e reorganização de conteúdo pedagógico.
    5. Metodologias e materiais de apoio
    Metodologias
    Materiais de apoio
    6. Avaliação
    Instrumentos
    Critérios
    Frequência
    Diferente das ações, aqui deverá especificar o cronograma com cada atividade.
    Exemplo:
    03/02 – Atividade diagnóstica

    15/02 – Reunião com a família
    05/03 – Reunião com professores para reavaliação do PEI
    7. Revisão constante do PEI
    Responsável (is) pela revisão
    Frequência
    Dados da avaliação

    Conclusão

    Em suma, o Plano Educacional Individualizado é um importante instrumento para a garantia do direito à educação inclusiva, que deve ser construído em conjunto com a equipe pedagógica, com base nas legislações e conceitos legais, e com a participação ativa do estudante e de sua família.

    Afinal, através do PEI, é possível planejar e adaptar estratégias pedagógicas, recursos e materiais de apoio.

     

    Agora me conta: ficou mais fácil criar o Plano Educacional Individualizado na sua escola?

    Deixe seu comentário! Vou adorar saber!

    Para saber mais e referências:

    BARBOSA, Vânia ; PAVANI DE CARVALHO, Marcos. Conhecimentos necessários para elaborar o Plano Educacional Individualizado -PEI. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível aqui.

    ‌ULLIANE, Carla. Plano Educacional Individualizado: Como Elaborar um PEI? Disponível aqui.

    10 comentários

    1. Ive Moch diz:

      Oi, muito interessante tudo o que foi abordado. Como sou nova na coordenação de uma escola de educação infantil. Queria saber se o PEI pode ser aplicado na educação infantil?

      1. Oi, Ive
        Tudo bem?

        Claro! Pode ser adaptado para a educação infantil sim.
        Inclusive, também fui coordenadora do infantil por alguns anos e fizemos alguns PEIs para nossos alunos de inclusão.

        Minha dica é: parta da BNCC que é muito rica no infantil e do currículo da escola. Um bom alinhamento com a família se faz essencial.

        Com carinho,
        Mariana

        1. Irailde Borges Chaves diz:

          Sim, vou fazer dos meus alunos deste modelo .
          Obrigada !

          1. Depois me conta como foi? Vou adorar saber!

        2. Eu preciso muito de ajuda pq ESTOU trabalhando com alunas com DI e estar sendo muito desafiador. Estou gostando muito

          1. Espero que este post tenha ajudado, Darcilene!
            Conte comigo

    2. Telma duarte de Souza diz:

      Pei pode ser aplicado na educação especial (APAE), de que forma?

      1. Olá, Telma
        O PEI pode ser aplicado na adaptação curricular, na avaliação inicial do aluno para identificar suas necessidades, habilidades e desafios específicos, para estratégias de ensino e abordagens pedagógicas individualizadas que facilitem o aprendizado, e também para realizar um acompanhamento contínuo do progresso do educando.

        Espero ter ajudado.

        Um abraço

    3. MARINEA SOUZA AMARAL diz:

      PARA MIM COMO ALUNA DE LICENCIATURA DE EDUCAÇAO ESPECIAL ,ESTA SENDO MUITO PRAZEROSO, ESTAR ME ORIENTANDO A RESPEITO DE UM ASSUNTO QUE VAI ME SER MUITO UTIL , PELO QUE PUDE OBSERVAR TEMOS MUITOS METODOS E CONTEUDOS ,COM UM UNICO OBJETIVO ,A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM CERTAS DEFICIENCIAS ,E ESPERO PODER AJUDAR COM TUDO QUE ESTOU A APRENDER .

      1. Que alegria ler sua mensagem, Marinea! 💛
        Fico muito feliz em saber que o conteúdo está te ajudando nessa caminhada tão linda da Educação Especial. Que você possa transformar muitas vidas com tudo que está aprendendo! Conta comigo por aqui. Seja bem-vinda!

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