Docência Gestão Escolar

O que são metodologias de ensino?

Nos últimos anos, muito se tem falado sobre novas metodologias de ensino, tais como, as famosas metodologias ativas. Mas antes de abordar este tema, vamos ao básico: você sabe o que são metodologias de ensino?

É bem provável que nos últimos seis meses o vocabulário na educação tem sido o mesmo: devemos mudar nossa metodologia. Justo ela, que nos mantém confortáveis e estáveis dentro da sala de aula, muito provavelmente não se fez presente na tentativa do ensino remoto emergencial.

Contudo, as metodologias são as responsáveis por manter a escola em pé, no meio da pandemia. Seja como for, conhecê-las se fez mais do que necessário, tornou-se o alicerce para professores, diretores e pais.

Afinal, o que são metodologias de ensino?

Bom, vamos lá. O termo metodologia advém do grego: methodos. Analisando esta palavra, ao dividi-la nós temos Meta e Hodos. Meta significa objetivo, finalidade. Hodos, siginifica caminho, intermediação.
Já o termo Logia, também do grego, se traduz em conhecimento e estudo.

Diretamente, podemos definir metodologia como: caminho para se atingir um objetivo, estudo dos métodos ou alcance de um objetivo.

Para a educadora Silvia Manfredi, “o conceito de metodologia do ensino, tal como qualquer outro conhecimento, é fruto do contexto e do momento histórico em que é produzido. Sendo assim, talvez não exista apenas um conceito geral, universalmente válido e histórico de metodologia, mas sim
vários, que têm por referência as diferentes concepções e práticas educativas que historicamente lhes deram suporte.”

Agora, me responda: a equação abaixo te parece familiar?

Metodologia + contexto histórico = prática pedagógica

Teoria x Metodologia. Quais as diferenças?

Podemos entender Teoria como uma maneira de enxergar o mundo ou a nossa realidade. A teoria permite generalizações, sejam eles um grupo específico ou a um estudo de caso, por exemplo. Aqui entra a máxima dos educadores: “Na teoria é perfeito! Já na prática…”.

Já a metodologia é uma forma particular em trabalhar algo, uma ferramenta. Está vinculada a ações concretas.

  • Teoria: Modo de pensar;
  • Metodologia: Modo de fazer.

Vamos exemplificar. Imagine que o sonho do professor Paulo é conhecer a famosa Escola da Ponte, em Portugal. Para ele, a escola de José Pacheco tem um significado especial, uma teoria pela qual ele gostaria de se aprofundar.
Porém, para realizar este sonho, deixar o modo de pensar no campo abstrato e trazer para a realidade, Paulo precisa de uma metodologia para colocar em prática.

Quanto de recurso financeiro irei despender? Em qual data irei? Preciso reservar as passagens com quanto tempo de antecedência? Qual o clima de Portugal? Preciso de vestimentas para o clima?

As perguntas acima estão diretamente ligadas ao como fazer a viagem, ou seja, a metodologia em que Paulo precisa empregar para que seu sonho (teoria) possa se tornar real ao implementar ações práticas (metodologia).

Como aplicar uma metodologia?

Para aplicar e conhecer a metodologia ideal para sua escola ou seus alunos, o educador deverá considerar os meios físicos e sociais disponíveis na instituição escolar, ou seja, garantir que a metodologia escolhida esteja de acordo com o espaço físico escolar, e a visão e valores da equipe docente presente no projeto político pedagógico, ou de acordo com a nomenclatura mais recente, o projeto pedagógico.

A partir destes princípios, a formação continuada bem como a possibilidade de aplicação na sala de aula se faz necessária, a ponto de desenvolver com maestria a prática pedagógica da equipe docente.


Conheça a autora

Mariana Tombolato é Pedagoga pela UNESP/FCLAr e especialista em Gestão Organizacional e de Pessoas pela UFSCar. Já atuou como professora, coordenadora e diretora pedagógica em instituições públicas e particulares do interior de São Paulo. Encontre Mariana no Instagram.

Referências:

BARROS, José D’Assunção. Teoria e metodologia: algumas distinções fundamentais entre as duas dimensões, no âmbito das ciências sociais e humanas. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 7, no. 1, p. 273-289, mai. 2013. Disponível aqui.

MANFREDI, Silvia Maria. Metodologia do ensino: diferentes concepções. Disponível aqui.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *