Nos últimos anos, muito se tem falado sobre novas metodologias de ensino, tais como, as famosas metodologias ativas. Mas antes de abordar este tema, vamos ao básico: você sabe o que são metodologias de ensino?
É bem provável que nos últimos seis meses o vocabulário na educação tem sido o mesmo: devemos mudar nossa metodologia. Justo ela, que nos mantém confortáveis e estáveis dentro da sala de aula, muito provavelmente não se fez presente na tentativa do ensino remoto emergencial.
Contudo, as metodologias são as responsáveis por manter a escola em pé, no meio da pandemia. Seja como for, conhecê-las se fez mais do que necessário, tornou-se o alicerce para professores, diretores e pais.

Afinal, o que são metodologias de ensino?
Bom, vamos lá. O termo metodologia advém do grego: methodos. Analisando esta palavra, ao dividi-la nós temos Meta e Hodos. Meta significa objetivo, finalidade. Hodos, siginifica caminho, intermediação.
Já o termo Logia, também do grego, se traduz em conhecimento e estudo.
Diretamente, podemos definir metodologia como: caminho para se atingir um objetivo, estudo dos métodos ou alcance de um objetivo.
Para a educadora Silvia Manfredi, “o conceito de metodologia do ensino, tal como qualquer outro conhecimento, é fruto do contexto e do momento histórico em que é produzido. Sendo assim, talvez não exista apenas um conceito geral, universalmente válido e histórico de metodologia, mas sim
vários, que têm por referência as diferentes concepções e práticas educativas que historicamente lhes deram suporte.”
Agora, me responda: a equação abaixo te parece familiar?
Metodologia + contexto histórico = prática pedagógica
Teoria x Metodologia. Quais as diferenças?
Podemos entender Teoria como uma maneira de enxergar o mundo ou a nossa realidade. A teoria permite generalizações, sejam eles um grupo específico ou a um estudo de caso, por exemplo. Aqui entra a máxima dos educadores: “Na teoria é perfeito! Já na prática…”.
Já a metodologia é uma forma particular em trabalhar algo, uma ferramenta. Está vinculada a ações concretas.
- Teoria: Modo de pensar;
- Metodologia: Modo de fazer.
Vamos exemplificar. Imagine que o sonho do professor Paulo é conhecer a famosa Escola da Ponte, em Portugal. Para ele, a escola de José Pacheco tem um significado especial, uma teoria pela qual ele gostaria de se aprofundar.
Porém, para realizar este sonho, deixar o modo de pensar no campo abstrato e trazer para a realidade, Paulo precisa de uma metodologia para colocar em prática.
Quanto de recurso financeiro irei despender? Em qual data irei? Preciso reservar as passagens com quanto tempo de antecedência? Qual o clima de Portugal? Preciso de vestimentas para o clima?
As perguntas acima estão diretamente ligadas ao como fazer a viagem, ou seja, a metodologia em que Paulo precisa empregar para que seu sonho (teoria) possa se tornar real ao implementar ações práticas (metodologia).
Como aplicar uma metodologia?
Para aplicar e conhecer a metodologia ideal para sua escola ou seus alunos, o educador deverá considerar os meios físicos e sociais disponíveis na instituição escolar, ou seja, garantir que a metodologia escolhida esteja de acordo com o espaço físico escolar, e a visão e valores da equipe docente presente no projeto político pedagógico, ou de acordo com a nomenclatura mais recente, o projeto pedagógico.
A partir destes princípios, a formação continuada bem como a possibilidade de aplicação na sala de aula se faz necessária, a ponto de desenvolver com maestria a prática pedagógica da equipe docente.
Conheça a autora
Mariana Tombolato é Pedagoga pela UNESP/FCLAr e especialista em Gestão Organizacional e de Pessoas pela UFSCar. Já atuou como professora, coordenadora e diretora pedagógica em instituições públicas e particulares do interior de São Paulo. Encontre Mariana no Instagram.
Referências:
BARROS, José D’Assunção. Teoria e metodologia: algumas distinções fundamentais entre as duas dimensões, no âmbito das ciências sociais e humanas. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 7, no. 1, p. 273-289, mai. 2013. Disponível aqui.
MANFREDI, Silvia Maria. Metodologia do ensino: diferentes concepções. Disponível aqui.