Coordenadora pedagógica: prepare os professores para reuniões de pais!
Primeiramente, você está se preparando para as próximas reuniões escolares?
Então, deixe te ajudar neste processo. O importante neste texto é adaptar as sugestões de forma que se adequem à sua realidade, bem como tranquilizar os professores que conduzirão as reuniões de pais para que se sintam seguros.
Descubra então como preparar os professores para esses encontros, proporcionando segurança e preparando para responder as questões desejadas pelos pais. Como coordenadora pedagógica com experiência, não só compartilho com vocês orientações fundamentais baseadas nas perguntas mais frequentes que recebia, mas também vou te ajudar a evitar conflitos por falta de comunicação durante o ano letivo. Vem comigo!
7 passos para reuniões de pais
1️⃣ Conteúdos essenciais ao longo do ano
Em primeiro lugar, crie uma lista para informar aos pais durante a reunião sobre o que os alunos irão aprender ao longo do ano letivo, de modo que tenham um norte do que esperar do desenvolvimento de seus filhos.
A lista somente com os tópicos já são suficientes. Por exemplo, para o primeiro ano do ensino fundamental na disciplina de língua portuguesa:
- Ler, escutar e produzir textos orais tal qual a língua formal
- Reconhecer o texto como lugar de manifestação cultural
- Utilizar em situações orais os estilos de linguagem, posicionando-se de forma ética
- Compreender o fenômeno da variação linguística
- Mobilizar práticas da cultura digital em suas diferentes linguagens
Para uma pauta completa na reunião de pais, conheça o meu material para coordenadores.
2️⃣ Disciplinas
O pedagógico é uma das questões principais para os pais na escolha de uma escola!
Então, deste modo, mostre quais disciplinas serão ofertadas na escola, para que seja possível aos pais acompanharem de perto o aprendizado de seus filhos. Este artigo sobre metodologias de ensino pode te ajudar neste processo.
3️⃣ Perfil individual e desenvolvimento geral dos alunos
Caso o professor já conheça a turma, identifique as habilidades tal como as dificuldades específicas de cada aluno, principalmente se algum responsável queira conversar individualmente, para que o professor tenha ciência de responder perguntas individuais sobre o comportamento dos alunos, geralmente feitas após a reunião de pais, em particular.
Do mesmo modo das habilidades e dificuldades individuais, dê um parâmetro de como a turma está se desenvolvendo, nos aspectos cognitivos e comportamentais.
Se busca uma dinâmica para que os pais entendam o perfil individual de cada aluno, conheça a “Dinâmica do monstrinho”.
4️⃣ Avaliações e tarefas alinhadas
Converse com os professores sobre as avaliações e tarefas para que não somente estejam alinhadas e compreendidas pelos alunos, mas também pelos pais, garantindo um acompanhamento próximo entre escola e família.
Além disso, explique de forma simplificada durante a reunião com os pais sobre as avaliações durante o ano letivo: a média será ponderada ou aritmética? Serão realizados projetos, trabalhos, ou outras formas de avaliação?
5️⃣ Relacionamentos entre alunos
Este é uma temática em alta, principalmente pela constante queixa de que com a tecnologia, os alunos estão cada vez mais com dificuldades nos relacionamentos interpessoais. Portanto, mostre como o professor irá trabalhar o convívio entre os alunos e seus colegas, criando um ambiente escolar saudável e colaborativo.
Por exemplo, rodas de conversa, rádio ou jornal da escola e projetos pedagógicos visando a interação, podem ajudar.
6️⃣ Participação ativa dos pais
Sob o mesmo ponto de vista, incentive na reunião as contribuições dos pais em casa para apoiar o desenvolvimento dos alunos na escola, como por exemplo, acompanhar os cadernos e apostilas, participar de eventos e reuniões, estabelecendo rotina para as tarefas, entre outros.
7️⃣ Canais de comunicação eficientes
Por fim, dê orientações sobre como os pais podem se comunicar diretamente com a escola, esclarecendo dúvidas, obtendo feedback e acompanhando o progresso dos filhos.
Seja por WhatsApp, aplicativo da escola ou e-mail, compartilhe estes canais.
Como resultado em adotar estas práticas, fortalecemos enquanto educadores a parceria entre pais, professores e a escola.
Este guia, elaborado com carinho, visa tranquilizar não somente educadores, mas também preparar pais e responsáveis para as reuniões. Estamos todos engajados nesta jornada educacional!
Compartilhe com aquela amiga coordenadora pedagógica que se identificará 😍.
Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.