Descubra como a autorresponsabilidade pode transformar a prática docente e melhorar o ambiente escolar.
Você já parou para pensar em como suas atitudes como coordenadora pedagógica podem influenciar diretamente seus professores e o ambiente escolar? A autorresponsabilidade é uma ferramenta para o crescimento profissional e pessoal, mas nem sempre nos damos conta do impacto que podemos causar quando assumimos esse protagonismo.
Neste post, vou compartilhar um roteiro para uma formação pedagógica que explora o tema da autorresponsabilidade, então, vem comigo!
Pauta de formação continuada: O poder da autorresponsabilidade na prática pedagógica
1) Acolhimento
Inicie a formação com um momento de acolhimento caloroso e reflexivo. No quadro ou projeção, escreva:
“O maior potencial de transformação está dentro de você. Vamos explorá-lo juntos!”
Siga com a dinâmica “O Espelho da Mudança”:
1️⃣ Entregue espelhos pequenos (ou peça para que os participantes usem seus celulares).
2️⃣ Peça que cada professor olhe para o reflexo e pense em algo que deseja mudar ou melhorar em sua prática pedagógica.
3️⃣ Não é necessário compartilhar nesse momento; a reflexão é pessoal.
Esse momento cria o clima ideal para abordar o tema central da formação: a autorresponsabilidade.
💡 Mensagem central: “A transformação que buscamos no ensino começa em cada um de nós.”
2) Introdução
Leia o texto de Luis Fernando Verissimo na íntegra para o grupo, destacando cada detalhe com uma entonação envolvente.
Após a leitura, provoque o grupo com perguntas:
- “Quem ou o que você acredita estar limitando seu crescimento profissional?”
- “O que essa história nos ensina sobre nosso papel na busca por mudanças e melhorias?”
Reflexão em grupo: Convide os professores a compartilharem suas percepções, caso se sintam à vontade. Conduza o diálogo para enfatizar que a mudança começa dentro de cada um de nós, reforçando a importância da autorresponsabilidade no contexto pedagógico.
Texto: Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida
Luis Fernando Veríssimo
Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:
“Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes”.
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa.
A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:
- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso?
- Ainda bem que esse infeliz morreu!
Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros.
Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas.
Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.
A pergunta ecoava na mente de todos: “Quem está nesse caixão?”
No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo…
Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO!
Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.
“Sua vida não muda quando seu chefe muda, quando sua empresa muda, quando seus pais mudam, quando seu(sua) namorado(a) muda.
Sua vida muda…
Quando você muda!
Você é o único responsável por ela.”
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos.
A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença.
A vida muda, quando “você muda”.
3) Explanação do objetivo da reunião
Apresente o objetivo central da formação:
“Refletir sobre a importância de assumir a autorresponsabilidade para promover mudanças significativas em nossa prática docente e no ambiente escolar.”
Explique como pequenas mudanças nas atitudes individuais podem influenciar positivamente o desempenho, a convivência e o impacto pedagógico.
Pontos principais a abordar:
1️⃣ Autorresponsabilidade como ponto de partida:
- Reconhecer que somos os principais agentes de mudança em nossas vidas e no trabalho.
2️⃣ Atitudes que limitam o crescimento:
- Procrastinação, resistência a novas ideias e falta de planejamento.
3️⃣ Atitudes que impulsionam o crescimento:
- Planejamento estratégico, busca por feedback e capacitação contínua.
💡 Dica prática: Relacione exemplos concretos do cotidiano escolar, como a diferença que um planejamento bem estruturado pode fazer no desempenho dos alunos.
4) Novas demandas e espaço de escuta dos professores
Crie um espaço seguro para que os professores compartilhem suas percepções:
- “O que posso mudar na minha prática para melhorar o ambiente de ensino?”
- “Quais mudanças posso propor na equipe para facilitar nosso trabalho coletivo?”
Promova uma troca de ideias entre os participantes, incentivando a colaboração e a identificação de soluções práticas.
5) Registro em Ata
Documente os principais pontos discutidos durante a formação:
- Reflexões e insights levantados pelos professores.
- Demandas, desafios e sugestões para melhoria do ambiente escolar.
- Compromissos individuais e coletivos para implementação de mudanças.
Use este registro como base para acompanhar o progresso das ações propostas e planejar formações futuras.
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Conclusão
A autorresponsabilidade é o primeiro passo para transformar não apenas a prática pedagógica, mas também o ambiente escolar como um todo. Ao refletir sobre nossas atitudes e buscar mudanças, influenciamos positivamente todos ao nosso redor.
Lembre-se: “Sua vida muda, quando você muda!”. Que tal começar essa mudança hoje? Compartilhe nos comentários suas reflexões e experiências!
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Obrigada, Dani!
Você é muito bem-vinda 😉