: A Resolução CNE/CEB nº 1/2024 estabelece um novo padrão nacional para a quantidade de alunos por professor na Educação Infantil. Saiba o que mudou e como isso impacta escolas públicas e privadas.
Docência Educação Infantil Gestão Escolar

Novas diretrizes para a Educação Infantil: Qual a quantidade de alunos por professor?

De acordo com a nova Resolução CNE/CEB nº 1/2024, é estabelecido um novo padrão nacional para a quantidade de alunos por professor na Educação Infantil. Saiba o que mudou e como isso impacta escolas públicas e privadas.

Introdução

Querida coordenadora pedagógica, atenção às novas diretrizes para a Educação Infantil!

A princípio, a Resolução CNE/CEB nº 1/2024, publicada em 17 de outubro de 2024, trouxe mudanças importantes na quantidade de alunos por professor em sala de aula, impactando tanto escolas públicas quanto privadas.

Até então, a orientação com a qual trabalhávamos era a metragem de crianças por educador. Essa metragem quadrada de alunos por professor variava conforme cada Secretaria Municipal de Educação ou Diretoria de Ensino, gerando diferentes interpretações e dificuldades na organização das turmas. Agora, finalmente, há um padrão nacional a ser seguido.

A partir de agora, vou explicar os principais pontos da resolução, incluindo a nova quantidade de alunos bebês e crianças por educador, garantindo um ambiente mais adequado para o desenvolvimento infantil.

O que diz a Resolução CNE/CEB nº 1/2024?

A Resolução CNE/CEB nº 1/2024, de 17 de outubro, define a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica, abrangendo creches e pré-escolas públicas e privadas para crianças de 0 a 5 anos. Dessa forma, essa etapa deve ser ofertada em jornada integral ou parcial, sendo regulada e supervisionada pelos órgãos competentes do sistema de ensino.

1. Gestão democrática: Em geral, a resolução enfatiza a importância da gestão democrática, garantindo a participação da comunidade escolar na formulação e implementação das políticas educacionais. Logo é a triade: escola, família e comunidade.

2. Formação dos professores: A qualificação dos profissionais de Educação Infantil foi reforçada, bem como foi destacada a necessidade de formação continuada para garantir práticas pedagógicas adequadas e inclusivas. Veja uma sugestão de pauta para a formação de professores aqui.

3. Infraestrutura: As escolas precisam oferecer ambientes seguros e apropriados, com infraestrutura que favoreça o desenvolvimento integral das crianças. Razão pela qual somos chamados a repensar estes espaços sob a ótica da criança.

4. Processos pedagógicos baseados na criança: Do mesmo modo do item anterior, a prática pedagógica deve ser centrada na criança, valorizando suas particularidades e promovendo interações significativas por meio da brincadeira e da participação ativa no aprendizado.

Precisa de um material de apoio para coordenadores pedagógicos? Confira.

Novos parâmetros: a quantidade de crianças por professor na Educação Infantil

Uma das mudanças mais importantes desta resolução é a definição da quantidade de alunos por professor em cada faixa etária. Dessa forma, segundo o MEC, é garantir um atendimento mais individualizado e qualificado para cada criança.

Confira os novos limites estabelecidos:

Faixa EtáriaMáximo de Crianças por Educador
0 a 12 meses5 bebês por educador
12 a 24 meses8 bebês por educador
25 a 36 meses12 crianças por educador
37 a 48 meses18 crianças por educador
4 a 5 anos20 crianças por educador

De acordo com a resolução, esses parâmetros visam garantir melhor acompanhamento pedagógico e emocional, favorecendo um ambiente de aprendizagem mais saudável para as crianças.

Você sabe construir um PEI? Confira o passo a passo neste post

O impacto da resolução para Coordenadores Pedagógicos

Como coordenadora pedagógica, é essencial estar atenta às novas exigências para garantir que sua escola siga a legislação vigente. Para isso, algumas ações podem fazer a diferença no dia a dia da gestão escolar.

  • Antes de tudo, revise o quadro de educadores e assegure que a quantidade de crianças por professor esteja correta.
  • Além disso, verifique se a infraestrutura da escola oferece espaços adequados para o atendimento infantil.
  • A formação continuada da equipe pedagógica também deve ser vista como uma prioridade, preparando os professores para aplicar práticas inclusivas e centradas na criança.
  • Por fim, fortaleça a gestão democrática, incentivando a participação ativa da comunidade escolar nas decisões pedagógicas.

Com essas medidas, sua escola estará mais preparada para implementar as mudanças com qualidade e eficiência.

Conclusão

Em suma, a Resolução CNE/CEB nº 1/2024 representa um grande avanço para a Educação Infantil, estabelecendo um padrão nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento oferecido às crianças, através da delimitação da quantidade de alunos por professor educação infantil.

Agora que você já sabe o que mudou, é hora de garantir que sua escola esteja preparada para seguir as novas diretrizes. Fique atenta às atualizações e implemente as mudanças necessárias para proporcionar um ambiente educacional ainda mais seguro e acolhedor.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com outras coordenadoras e deixe seu comentário abaixo sobre os desafios da nova regulamentação!

Referências:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CEB Nº 1, De 17 de Outubro De 2024. Disponível aqui. Acesso em: 27 fev. 2025.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil Disponível aqui. Acesso em: 27 fev. 2025.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *