O desfralde é um marco muito importante na vida e no desenvolvimento físico e emocional de uma criança, o que pode causar apreensão aos pais e educadores durante orientação para que ocorra de maneira natural e gradual, respeitando a autonomia, maturidade e interesse da criança.
Abaixo, elencarei as principais dicas que vão te ajudar durante este período:
Como saber se a criança está preparada para o processo de desfralde?
O desfralde tende a ocorrer por volta dos 2 anos de idade (para algumas crianças antes, e para algumas crianças depois). Por isso, não há uma “receita” padrão para todas as crianças, porém observe a maioria destes indícios:
- Compreende pequenas frases e instruções dos pais ou professores;
- Pede para ir ao banheiro e/ou se interessa pelo processo de desfralde;
- Se incomoda com a fralda suja;
- Avisa sobre o xixi e o cocô antes ou depois de fazer;
- Se esconde em lugares da casa (ou da sala de aula) para fazer cocô na fralda;
- Se incomoda com o cheiro do cocô;
- Demonstra interesse em desenvolver sua independência;
- Tira a fralda e/ou consegue tirar a própria roupa da parte baixa do corpo, como shorts, saias ou calças;
- Consegue segurar e controlar o xixi por pelo menos 3 horas;
- Tem evacuações sólidas;
- Não se incomoda com o fato de permanecer no vaso sanitário;
- Consegue correr, pular, girar, abaixar e andar com destreza, demonstrando controle dos esfíncteres.
Caso ainda não apresente a maioria destes indícios, aguarde mais um pouco!
Como deixar o processo gostoso e atraente para a criança?
Para que o processo seja leve e natural, envolva a criança neste novo mundo. Incentive-a antes do processo de desfralde a escolher suas novas roupas íntimas! Deixe-a escolher de acordo com seus gostos, personagens e cores favoritas. Compre de 10 a 15 peças levando em consideração os possíveis escapes e o tempo de lavar e secar as peças.
Se seu vaso sanitário é muito alto, opte por algum penico, mictório ou redutor de assento com suporte para que a criança suba, como estes por exemplo:
Sobre os mictórios para meninos, escolha somente se seu filho apresente interesse ou tenha a idade superior a 2 anos, pois urinar em pé pode ser mais difícil. É comum iniciar o desfralde dos meninos sentados no vaso sanitário por ser mais confortável para a criança, e com o passar do tempo, se ajustam ao padrão comportamental masculino urinando em pé.
Hoje também contamos com uma vasta literatura envolvendo este período tão importante! Veja algumas dicas de livros que você pode utilizar em diversos momentos:
Como iniciar?
É importante ressaltar que a criança esteja ciente, estimulada e interessada pelo seu processo de desfralde.
Dê preferência para iniciar o desfralde aos sábados, pois a família poderá se dedicar integralmente durante o primeiro final de semana, estimulando sua autonomia. Evite passeios neste primeiro final de semana, prevenindo o constrangimento desnecessário para a criança. Se possível, fique em casa.
Ao acordar, converse explicando que ela “dará tchau a fraldinha”, e usará a calcinha/cuequinha que escolheu e ressalte os benefícios que terá em sua autonomia, e que usará o banheiro como o “papai e a mamãe”.
Caso frequente a escola, converse antecipadamente com a coordenação e a professora da turma e avise que irá iniciar o desfralde. Desta forma, a professora poderá continuar o processo iniciado em casa. Nas primeiras semanas, envie algumas trocas de roupa, roupas íntimas e sapatos a mais na mochila, para que a criança não fique molhada ou suja. Separe também um saco plástico para que a professora possa guardar as roupas molhadas caso ocorra escapes. Tome cuidado com roupas que possam manchar, e não as envie para a escola. Prefira sapatos que possam ser lavados, como os de plástico, por exemplo, evitando os calçados de tecido e possíveis acidentes ao escorregar.
Os primeiros dias serão os mais difíceis! Portanto, se a criança apresentou grande parte dos indícios, e tudo está ocorrendo de maneira natural, não desista colocando a fralda novamente!
Como lidar e prevenir os escapes?
Ao iniciar o processo de desfralde, alguns ambientes e brincadeiras podem contribuir para que as crianças se distraiam e esqueçam que estão sem fralda, ocorrendo escapes.
Portanto, durante as primeiras semanas, forre seu sofá com toalhas enquanto a criança está brincando, e lembre-a com frequência se está com vontade de ir ao banheiro. Se desejar, retire os tapetes da casa e forre a cadeirinha do carro com plástico ou uma toalha.
Para os educadores, evitem desfraldar mais de um aluno ao mesmo tempo, para que possa se dedicar a conduzir o processo por um (ou poucos) aluno(s) por vez. Lembre seu aluno com frequência (de 20 em 20 minutos), e peça ajuda ao auxiliar de sala para que conduza o aluno ao banheiro.
Os escapes também contribuem para a compreensão do desfralde para a criança, portanto, tente tratá-lo da forma mais natural possível. Não puna a criança pelo escape, mas a encoraje e a conduza explicando como poderá se comportar de uma próxima vez.
Retiro a fralda noturna junto? Sim ou não?
É uma decisão muito particular e delicada. Se a criança já está acordando “seca”, pode ser uma boa opção retirar as duas fraldas juntas.
Caso ainda ela acorde “molhada”, opte inicialmente pelo desfralde diurno e aguarde os indícios do desfralde noturno (como por exemplo, acordar “seca” e pedir para ir ao banheiro ao acordar). Ele tende acontecer muito próximo devido ao desenvolvimento da criança.
Durante as sonecas do dia, o ideal é permanecer sem fralda. Por isso, forre o colchão ou o local onde a criança costuma descansar.
Boa sorte!
Muito ótimo essas ideias amei
Fico feliz que tenha gostado, Maria!
Útil sua postagem. Vou seguir esses passos. Obrigada!
Obrigada, Neusa!
Depois me conta como foi o processo.
Abraço!