O que é a BNCC?
A princípio, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que possui caráter normativo e que também define as aprendizagens essenciais (em que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino médio) de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Em síntese, segundo o documento, é referência nacional para a formulação dos currículos das redes e sistemas escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e de suas propostas pedagógicas.
Ou seja, a BNCC contribui em todo território nacional (em âmbito federal, estadual e municipal) para a:
Formação de professores;
Avaliação;
Elaboração de conteúdos educacionais;
Oferta de infraestrutura adequada.
Quais são os fundamentos pedagógicos da BNCC?
Uma coisa é trabalhar com conteúdo que explicita o que deve ser ensinado, e outra coisa é explicitar, na competência, o que é, exatamente, que o aluno tem que aprender. Quando se diz o que se espera que o aluno aprenda, a competência que ele desenvolva, o seu compromisso maior está sendo com as aprendizagens desses alunos.
Professora Ghisleine Trigo Silveira – Curso A BNCC na Educação Infantil – AVAMEC
Primeiramente, vamos para sua definição. À primeira vista, o capítulo introdutório da BNCC deixa muito claro que nós, educadores, devemos promover a educação integral e o desenvolvimento de competências.
A base se apoia em dois fundamentos pedagógicos para a educação básica:
1. O compromisso com a educação integral
2. Foco no desenvolvimento de competências.
1. Compromisso com a educação integral
A princípio, a educação integral é aquela que considera o educando como um todo: em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais, culturais e sociais, complementando a ação da família, da escola e de comunidade.
Em outras palavras, a educação integral também abrange o clima escolar, e a maneira em que todas as pessoas se relacionam dentro da escola, da portaria até a direção escolar, da comunicação do professor com a família do aluno, visto que é exemplo para toda a comunidade presente.
O trecho acima pode parecer familiar para muitas pessoas. Todavia, a educação integral na BNCC traz o mesmo ponto de vista do artigo 29 da LDB 9394/96, mas aqui visto de maneira mais ampla, não somente sob o olhar da educação infantil, mas em todas as etapas da educação básica.
Definitivamente, a educação integral não tem ligação com o tempo de permanência do aluno na instituição escolar, mas considera o desenvolvimento pleno de todas as suas dimensões, citadas acima.
Dessa forma, a educação integral reflete diretamente em sua “parceira” de fundamentos pedagógicos: o desenvolvimento de competências.
2. Foco no desenvolvimento de Competências
Para a BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
BNCC, página 8, 2018.
Ou seja, para que ocorra o desenvolvimento de competência dos alunos, é preciso:
- Adquirir conhecimentos;
- Adquirir habilidades (para aplicar os conhecimentos na prática);
- Atitudes e intenção;
- Valores (que sejam utilizados de forma ética e coerente com as habilidades).
Nesse sentido, as competências estão vinculadas diretamente aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento que as redes de ensino, escolas e professores devem garantir a todos os alunos.
Afinal, pode-se dizer que as Competências Gerais clarificam que tipo de cidadãos a BNCC deseja formar e que sociedade eles deverão ser capazes de construir.
Conheça as 10 Competências Gerais da Educação Básica
De acordo com a tabela abaixo, as Dez Competências Gerais definem os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo da Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
10 Competências gerais da Educação Básica segundo a BNCC |
1. CONHECIMENTO Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. |
2. PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. |
3. REPERTÓRIO CULTURAL Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. |
4. COMUNICAÇÃO Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. |
5. CULTURA DIGITAL Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. |
6. TRABALHO E PROJETO DE VIDA Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. |
7. ARGUMENTAÇÃO Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
8. AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. |
9. EMPATIA E COOPERAÇÃO Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. |
10. RESPONSABILIDADE E CIDADANIA Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
Como trabalhar os dois fundamentos pedagógicos em sala de aula?
As práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento das competências gerais precisam ter a clara intenção de promover o crescimento dos estudantes em todas as suas dimensões.
Anna Penido – Nova Escola – Competências Gerais na BNCC
A princípio, grande parte das instituições escolares e professores já realizam ações dessa natureza, mas de forma totalmente intuitiva ou paralela. Ao contrário deste ponto de vista, a BNCC provoca a inversão ao situar as Competências Gerais não como opcionais, mas como direito dos estudantes e propósito primordial em toda a educação básica.
O professor precisa aprofundar seu olhar sobre cada um de seus alunos para ajudá-los a identificar suas potências e desafios no âmbito: Intelectual, físico, social, emocional e cultural.
Este olhar deve ser atento e cuidadoso para aproveitar as questões que surgem na própria sala de aula: dificuldades pessoais, dificuldades de relacionamento, dificuldades de sua prática pedagógica, por exemplo, são oportunidades para trabalhar as competências gerais.
Nesse sentido, o surgimento de um conflito entre os alunos pode ser uma excelente oportunidade para trabalhar aprendizagens relacionadas as competências “Empatia e cooperação” e “comunicação”.
O professor precisa, ainda mais, propor práticas pedagógicas em seu cotidiano que aprofundem os saberes sobre os componentes curriculares, ao mesmo tempo que desenvolvem os demais conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, ou seja, as competências gerais.
Enfim, os professores precisam também desenvolver as competências identificando suas próprias potencialidades e desafios para que possa agir de forma coerente com elas, pois muito de que os alunos aprendem vem da relação que estabelecem com seus professores e do exemplo que eles dão.
Professor(a), agora é com você!
- Analise o conjunto detalhado das 10 Competências Gerais e identifique quais delas você já trabalha com seus alunos.
- Após refletir sobre os pontos acima, faça uma lista com as competências que você se sente mais confortável para desenvolver nos seus alunos e acrescente observações sobre o que você já faz ou pode fazer para intensificar esse processo.
- Em seguida, faça uma lista com as competências que você ainda não se sente confortável para desenvolver nos seus alunos e acrescente observações sobre que tipo de suporte você precisaria para dar conta desse desafio: formação continuada, orientação pedagógica, informações sobre o tema, entre outros.
- Por fim, identifique como viabilizar os suportes que você precisa (demandar formação a gestores de sua rede/escola, propor como tema para horários de planejamento pedagógico, acessar nova fontes de informação/orientação, convidar colega para planejar/executar atividade em conjunto, outros).
Trecho adaptado de Nova Escola – Competências gerais da BNCC.
Bons estudos!
Referências bibliográficas:
BRASIL. A BNCC na educação infantil. Portal de cursos AvaMec, 2020. Disponível aqui.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível aqui.
BRASIL. LDB – Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível aqui e aqui (PDF).
NOVA ESCOLA. Curso: Competências gerais na BNCC. Acesso em 21 de abril de 2020. Disponível aqui.
[…] Possibilita a transdisciplinaridade e integração com os diferentes campos e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). […]
Excelente texto.
Fácil compreensão e auxilia o coordenador em sua atuação.