Formação continuada
Formação continuada Gestão Escolar

Formação Continuada: modelo de pauta para melhorar sua escola

A princípio, sabemos que a rotina da coordenadora pedagógica é intensa: são reuniões, planejamentos, apoio aos professores, manejo na gestão de conflitos, demandas inesperadas e ainda o desafio de garantir uma formação continuada de qualidade.

Ainda mais, não é raro que a reunião pedagógica acabe virando um momento apenas para recados, perdendo seu verdadeiro potencial formativo.

Mas e se esses encontros se tornassem mais interessante para os professores? E se, ao invés de cansativas ou protocolares, as formações fossem momentos aguardados, bem como inspiradores e úteis?

A resposta começa com uma ferramenta simples, mas poderosa: a pauta estruturada.

Formação continuada
Formação continuada: uma pauta estruturada e com sentido muda tudo!

Por que a formação continuada importa (mais do que nunca)

Não devemos enxergar a formação continuada como algo burocrático, mas sim estratégico para apoiar os desafios de nossos professores e escolas. Formações bem conduzidas impactam diretamente:

  • O desenvolvimento profissional dos professores;
  • A qualidade das práticas pedagógicas;
  • O alinhamento da equipe com os objetivos da escola;
  • E, claro, os resultados de aprendizagem dos alunos.

E o primeiro passo para garantir tudo isso é: planejamento com intenção.

Checklist da formação continuada estratégica

1. Como escolher o tema das formações?

O tema da formação continuada não deve ser aleatório. Ele precisa nascer de dois lugares:

  • Das demandas reais da prática docente;
  • E dos objetivos do Projeto Político Pedagógico (PPP).

Em suma, para ficar fácil de lembrar, observe o dia a dia, ouça sua equipe, registre as dificuldades que mais chegam na sala da coordenação. Se há desafios com indisciplina, traga uma formação sobre gestão de sala. Se chegaram alunos com necessidades específicas, que tal um encontro sobre inclusão?

O grande segredo para uma boa formação continuada é, sobretudo, que ela tenha sentido na prática!

2. Saiba o objetivo da formação

Decerto, formações sem objetivo definido perdem o foco, além de irritar ou desmotivar a equipe de professores. Logo, um objetivo bem construído orienta o conteúdo, guia as atividades e ajuda a avaliar os resultados.

Evite generalizações como “falar sobre avaliação”. Prefira algo como:
“Capacitar os professores para aplicar instrumentos avaliativos que promovam a aprendizagem, como também respeitem a diversidade dos alunos.”

3. Modelo de pauta estruturada simples

A pauta estruturada é o que transforma primordialmente uma formação continuada aleatória em um encontro produtivo. Ela organiza o tempo, os tópicos e dá segurança para quem conduz e clareza para quem participa. Pois, uma boa pauta contempla:

A) Acolhimento

B) Introdução ao tema e objetivo

C) Explanação e atividades formativas

D) Espaço de escuta e novas demandas

E) Registro em ata e fechamento

Esse modelo simples, direto e funcional não apenas ajuda a manter o objetivo, mas valoriza cada minuto da reunião. É o modelo que utilizei em todos estes anos de gestão.

4. Vamos para um exemplo na prática:

Inspirado no modelo presente no Guia prático da formação continuada, uma pauta eficaz geralmente inclui:

A) Acolhimento:
Criar um ambiente calmo e receptivo, talvez com uma música, um café ou uma dinâmica rápida. É o momento de conectar as pessoas.

B) Introdução:
Apresentar o tema e o objetivo da reunião, contextualizar sua importância e, se houver, retomar brevemente demandas ou combinados de encontros anteriores.

  • Apresentação do tema e do objetivo da formação continuada.
  • Conexão com as necessidades atuais da equipe.

C) Explanação do objetivo e atividades formativas
Todavia, este é o coração da reunião. É o momento de apresentar o conteúdo, bem como propor leituras, vídeos, discussões em grupo, estudos de caso, dinâmicas (evite). Tudo alinhado ao objetivo definido.

  • Por exemplo, leitura de um texto curto, vídeo ou apresentação de um caso real (gosto muito desta opção).
  • Em seguida, discussão em grupo ou roda de conversa guiada por perguntas-chaves.

D) Novas demandas e escuta ativa:
Reservar um tempo para que os professores possam trazer suas dúvidas, compartilhar experiências (importante!) e levantar novas necessidades. É um espaço valioso de troca e coleta de informações para futuras formações.

  • Espaço aberto para os professores compartilharem não apenas percepções e desafios, mas também ideias e sugestões.
  • Primordialmente, é necessário visar a melhora do trabalho dos professores e da aprendizagem dos alunos.

E) Registro em Ata:
Enfim, formalizar os principais pontos discutidos, as decisões tomadas em conjunto e os encaminhamentos definidos. Em outras palavras, a ata garante a veracidade do encontro e o acompanhamento das ações. Se precisa de ajuda com a ata, confira este artigo.

  • Recapitular os principais pontos discutidos.
  • Formalizar decisões, encaminhamentos e também os próximos passos.

Ademais, seguir essa estrutura ajuda a manter o foco, otimizar o tempo e garantir que todos os aspectos importantes sejam abordados.

Quer um atalho prático para começar agora?

Você não precisa fazer tudo do zero. Você não está sozinha!

O Guia prático da formação continuada foi feito exatamente para facilitar sua rotina e, bem como, elevar o nível das suas reuniões pedagógicas.

Com ele, você terá em mãos:
4 formações completas sobre temas essenciais: Inclusão Escolar, Gestão de Sala de Aula, Planejamento e Avaliação.
Pautas prontas, com passo a passo para conduzir cada encontro.
Objetivos claros e alinhados às práticas reais da escola.
Textos e atividades que geram reflexão e ação.

Afinal, é praticidade e segurança no mesmo material! Clique aqui e saiba mais.

Gostou desse conteúdo?

Deixe nos comentários como você estrutura suas formações e compartilhe suas experiências com a equipe docente.

Vamos fortalecer essa rede juntas! Conte comigo!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *