Dinâmicas e Textos

Dinâmica para trabalhar a motivação na equipe

A princípio, nenhuma dinâmica tem o poder de motivar alguém. Mas conhecendo sua equipe e saber o que eles precisam, o coordenador pedagógico tem um ponto de partida.

Por que esta dinâmica funciona?

De fato, toda equipe possui professores com perfil de liderança. Com esta dinâmica, o coordenador pedagógico consegue saber quais professores são referência para a equipe, e assim será possível desenvolver estratégias de motivação de acordo com o perfil de cada docente.

O que diz a teoria da motivação?

Neste parágrafo, vou apresentar brevemente a teoria da motivação de Maslow e te mostrar que ninguém tem a capacidade de motivar outras pessoas.

Em primeiro lugar, temos visto uma crescente corrente de pessoas — e educadores — buscando a tal da motivação. Vou contra esta corrente, afinal a única maneira de entender o motivo pelo qual fazemos nossas atividades é completamente intrínseco, único e particular de cada um.

Desse modo, o básico desta teoria afirma que o comportamento das pessoas é motivado por suas intenções e objetivos, o que muda para cada indivíduo, buscando satisfazer suas necessidades profissionais e pessoais. Ou seja, é provável que o motivo pelo qual você está lendo este texto pode ser diferente se um colega ler, por exemplo.

Abraham Maslow: entendendo a motivação

De acordo com Abraham Maslow, essas necessidades obedecem uma ordem, começando da base para o topo da pirâmide, que são divididas em necessidades primárias e secundárias.

Referência: Pirâmide de Maslow – Direção Concursos.

Em suma, a necessidade humana mais urgente da motivação humana é a fisiológica, seguido pela segurança, sociais, estima e autorrealização.

  • Fisiológicas — são as básicas para qualquer ser humano, como se alimentar, beber água, dormir, etc.
  • Segurança — São necessidades como segurança no trabalho e segurança física. Por exemplo, o necessidade do professor se sentir seguro em sala de aula.
  • Sociais  São relações e ambientes de socialização, como a família, os colegas de trabalho, nossos amigos e demais círculos sociais.
  • Estima — Necessidade de reconhecimento, de estima, e feedbacks. Portanto, o indivíduo precisa de incentivos para se sentir valorizado.
  • Autorrealização — Autonomia, flexibilidade e conquista de objetivos. Quando essa necessidade não é satisfeita, o indivíduo se sente frustrado e ineficiente.

Por exemplo, muitos professores se queixam durante o desligamento de uma escola afirmando que não eram valorizados. Estão primordialmente afirmando que a motivação para tal ato foi a ausência da necessidade de estima.

Dinâmica: Verdade ou Mentira?

Coordenador pedagógico, agora que você domina os princípios da motivação, vamos para a dinâmica!

Materiais necessários: Papéis, canetas e alguns bombons ou outros prêmios, como cadernos e livros.

Objetivo da dinâmica:  Interação com o grupo, e mostrar o quanto os professores realmente se conhecem.

Como fazer:

Passo 1: Cada professor terá que escrever afirmações sobre si em um pedaço de papel.

Passo 2: Duas das frases devem ser mentiras e uma verdadeira, esta última deverá ser assinalada para identificá-la! Incentive a criatividade do professor para que ele consiga deixar seu colega instigado para descobrir qual afirmação é verdadeira.

Passo 3: Para começar a dinâmica, um professor deverá ficar à frente da sala e ler suas três frases.

Passo 4: Os demais professores deverão discutir entre si para descobrir a frase verdadeira.

Passo 5: O professor revela se acertaram ou não e a quantidade de votos deve ser anotada em uma lousa ou papel, por exemplo.

Passo 6: Por último, ao final da dinâmica de motivação, os três participantes que mais conseguiram ‘enganar’ seus colegas ganham os bombons ou os prêmios selecionados.

Você, que chegou até o fim do texto, teve algum insight?

Deixe nos comentários que irei te responder!

Referências: 

Alvernaz, Amanda. Texto adaptado do blog da Trello. Publicado em 14 de junho de 2018.

Direção Concursos. Pirâmide de Maslow. Publicado em 16 de maio de 2021.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *