A princípio, nenhuma dinâmica tem o poder de motivar alguém. Mas conhecendo sua equipe e saber o que eles precisam, o coordenador pedagógico tem um ponto de partida.
Por que esta dinâmica funciona?
De fato, toda equipe possui professores com perfil de liderança. Com esta dinâmica, o coordenador pedagógico consegue saber quais professores são referência para a equipe, e assim será possível desenvolver estratégias de motivação de acordo com o perfil de cada docente.
O que diz a teoria da motivação?
Neste parágrafo, vou apresentar brevemente a teoria da motivação de Maslow e te mostrar que ninguém tem a capacidade de motivar outras pessoas.
Em primeiro lugar, temos visto uma crescente corrente de pessoas — e educadores — buscando a tal da motivação. Vou contra esta corrente, afinal a única maneira de entender o motivo pelo qual fazemos nossas atividades é completamente intrínseco, único e particular de cada um.
Desse modo, o básico desta teoria afirma que o comportamento das pessoas é motivado por suas intenções e objetivos, o que muda para cada indivíduo, buscando satisfazer suas necessidades profissionais e pessoais. Ou seja, é provável que o motivo pelo qual você está lendo este texto pode ser diferente se um colega ler, por exemplo.
Abraham Maslow: entendendo a motivação
De acordo com Abraham Maslow, essas necessidades obedecem uma ordem, começando da base para o topo da pirâmide, que são divididas em necessidades primárias e secundárias.

Em suma, a necessidade humana mais urgente da motivação humana é a fisiológica, seguido pela segurança, sociais, estima e autorrealização.
- Fisiológicas — são as básicas para qualquer ser humano, como se alimentar, beber água, dormir, etc.
- Segurança — São necessidades como segurança no trabalho e segurança física. Por exemplo, o necessidade do professor se sentir seguro em sala de aula.
- Sociais — São relações e ambientes de socialização, como a família, os colegas de trabalho, nossos amigos e demais círculos sociais.
- Estima — Necessidade de reconhecimento, de estima, e feedbacks. Portanto, o indivíduo precisa de incentivos para se sentir valorizado.
- Autorrealização — Autonomia, flexibilidade e conquista de objetivos. Quando essa necessidade não é satisfeita, o indivíduo se sente frustrado e ineficiente.
Por exemplo, muitos professores se queixam durante o desligamento de uma escola afirmando que não eram valorizados. Estão primordialmente afirmando que a motivação para tal ato foi a ausência da necessidade de estima.

Dinâmica: Verdade ou Mentira?
Coordenador pedagógico, agora que você domina os princípios da motivação, vamos para a dinâmica!
Materiais necessários: Papéis, canetas e alguns bombons ou outros prêmios, como cadernos e livros.
Objetivo da dinâmica: Interação com o grupo, e mostrar o quanto os professores realmente se conhecem.
Como fazer:
Passo 1: Cada professor terá que escrever afirmações sobre si em um pedaço de papel.
Passo 2: Duas das frases devem ser mentiras e uma verdadeira, esta última deverá ser assinalada para identificá-la! Incentive a criatividade do professor para que ele consiga deixar seu colega instigado para descobrir qual afirmação é verdadeira.
Passo 3: Para começar a dinâmica, um professor deverá ficar à frente da sala e ler suas três frases.
Passo 4: Os demais professores deverão discutir entre si para descobrir a frase verdadeira.
Passo 5: O professor revela se acertaram ou não e a quantidade de votos deve ser anotada em uma lousa ou papel, por exemplo.
Passo 6: Por último, ao final da dinâmica de motivação, os três participantes que mais conseguiram ‘enganar’ seus colegas ganham os bombons ou os prêmios selecionados.
Você, que chegou até o fim do texto, teve algum insight?
Deixe nos comentários que irei te responder!
Referências:
Alvernaz, Amanda. Texto adaptado do blog da Trello. Publicado em 14 de junho de 2018.
Direção Concursos. Pirâmide de Maslow. Publicado em 16 de maio de 2021.
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