O que é Aprendizagem Baseada em Projetos?
A Aprendizagem Baseada em Projetos, também conhecida como ABP ou do inglês PBL (Project Based Learning) consiste em um modelo de aprendizagem onde os alunos irão investigar a temática de modo profundo para desenvolver uma solução baseada em sua realidade, resultando em uma entrega ou produto final.
Assim, a ABP ao mesmo tempo que possibilita aos alunos confrontarem questões e desafios do mundo real, permite que elaborem estratégias e soluções resultando no desenvolvimento de habilidades como: cooperação, liderança, gestão do tempo, comunicação, exploração ativa, etc.
Como aplicar a Aprendizagem Baseada em Projetos em sala de aula?
A princípio, a primeira questão que pode impactar diretamente o professor é: “Eu tenho tempo para realizar projetos?”. Para responder tal questionamento, é preciso compreender que esta abordagem irá substituir totalmente ou parcialmente o programa regular de ensino, ou seja, além de fornecer o mesmo currículo em que o professor poderia oferecer em aulas expositivas, a ABP oferece novas possibilidades de trabalho não impactando diretamente no tempo de execução.
Por mais que os projetos levem mais tempo para serem planejados, o professor terá mais tempo disponível para trabalhar com os alunos e menos horas planejando atividades extras.
Texto de minha autoria originalmente publicado pela Idapt Educação – Clique aqui.
Quais são os benefícios da Aprendizagem Baseada em Projetos?
Segundo o Buck Institute for Education, referência em aprendizagem baseada em projetos, podemos listar alguns benefícios para a prática pedagógica e ajudar, assim, a criar uma sala de aula de alto desempenho. Alguns desses benefícios são:
- Envolve os estudantes;
- Envolve a comunidade escolar e as famílias;
- Motiva alunos entediados ou indiferentes;
- Melhora a comunicação e relações entre diferentes grupos de alunos;
- Mais próximo à realidade, avaliando o desempenho através de critérios existentes no mundo do trabalho;
- Promove e incentiva o desenvolvimento de hábitos mentais, responsabilidade e êxito pessoal e profissional;
- Possibilita a transdisciplinaridade e integração com os diferentes campos e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Ideias para escopo dos projetos
Para elaborar um bom projeto, é necessário que tenhamos visão, estrutura e compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Afinal, como afirma o Buck Institute for Education, “Bons projetos não acontecem por acidente!”. Ou seja, eles são resultado de rigoroso planejamento, que inclui cronogramas e estratégias de gerenciamento.
Como podemos aplicar a Aprendizagem Baseada em Projetos no nosso cotidiano?
- Desenvolva uma ideia de projeto: Mas envolva os alunos neste processo, trazendo a ideia a partir de um tópico, vivência ou desafio da comunidade.
- Decida o escopo do projeto: Ele será curto ou extenso? Irá durar uma aula, algumas semanas ou todo o bimestre? Qual data terá seu início e fim?
- Defina objetivos: O que você pretende que seus alunos desenvolvam e sejam capazes de fazer após o projeto?
- Cuide do ambiente: Se possível, envolva a comunidade escolar durante a execução do projeto, trazendo conexões com o mundo externo à escola. Afinal, transformar a sua sala de aula para dar espaço aos grupos também pode ser uma ótima possibilidade de trabalho.
- Planeje a avaliação e produto final: Como os resultado serão mensurados? Qual será a entrega do projeto? Podemos citar aqui algumas inspirações: Apresentações, artigos para revistas e jornais locais, solução prática para um desafio da comunidade local, entre outros.
Dessa forma, você também irá redescobrir e redesenhar a ressignificação em sala de aula, encorajando mudanças na cultura e estrutura escolar. As escolas estão cada vez mais preparadas para receber novos designs, e a ABP pode, afinal, contribuir significativamente para estes novos tempos.
Conheça a autora:
Mariana Tombolato é Pedagoga pela UNESP/FCLAr e especialista em Gestão Organizacional e de Pessoas pela UFSCar. Já atuou como professora, coordenadora e diretora pedagógica em instituições públicas e particulares do interior de São Paulo. Encontre Mariana no Instagram.
Referência:
Buck Institute for Education. Aprendizagem baseada em projetos: Guia para professores de ensino fundamental e médio. Artmed, 2008. Conheça mais aqui.