Como coordenadora pedagógica com anos de experiência em gestão escolar, não pude deixar de refletir sobre a analogia entre o caminho do rio em busca do mar e a trajetória dos professores em suas carreiras. Assim como o rio enfrenta pedras, serras e barragens, o professor lida diariamente com obstáculos – sejam eles a falta de recursos, as complexidades da sala de aula ou a própria exaustão. Porém, como o rio, que não se detém, os professores também não param. Eles seguem, perseveram, adaptam-se, e, como consequência, amadurecem.
O rio, em seu curso incessante, não espera que os obstáculos desapareçam magicamente. Ele aprende a contorná-los, a superá-los, até chegar ao seu destino final: o mar. Da mesma forma, o professor não pode se prender às dificuldades, esperando que as soluções caiam do céu. Ele precisa desenvolver estratégias, resolver problemas, transformar o que é adversidade em oportunidade para crescer.
Se busca outros textos para inspirar sua reunião pedagógica, confira aqui.
A beleza dessa comparação é que, ao longo do tempo, cada desafio enfrentado não só fortalece o rio, como também o transforma. Assim ocorre com o professor: cada desafio pedagógico, cada aula difícil, cada aluno que precisa de uma abordagem especial, todos são oportunidades para o professor evoluir e se tornar ainda melhor em sua prática.
No entanto, ao contrário do rio, que já sabe seu objetivo final, muitas vezes o professor sente-se perdido no meio de tantas tarefas, sem clareza sobre o caminho que precisa seguir. É aqui que entra a importância da gestão escolar e, em especial, da coordenação pedagógica. Somos os guias que ajudam os professores a encontrar esse rumo, a enxergar o “mar” que os espera e a traçar o melhor caminho para alcançá-lo.
Vamos ao texto?
Cada um é um Rio – Vicente de Carvalho
O grande objetivo do rio é tornar-se mar.
Para chegar até lá é preciso que
encare muitos obstáculos: pedras, serras,
barragens construídas pela tecnologia…
O rio não pára, caminha…
Ele sabe o que quer.
As intempéries da natureza
servem para amadurecê-lo; torná-lo mais forte.
Foi criado para ser mar.
Não perde tempo.
Não fica parado, esperando que
as pedras e as barragens saiam da frente para ele passar.
Elas não saem!
O rio as enfrenta e as rompe, e segue o seu percurso.
Afinal, a sua meta é tornar-se mar …
“O rio atinge seu objetivo porque aprendeu a contornar os obstáculos”.
No mundo das pessoas é a mesma coisa.
Cada um é um rio. Existe para coisas grandes.
Não se pode ficar agarrado a ninharias, que nada dizem para nada servem.
As barreiras, as pedras, as intempéries
também existem no mundo das pessoas.
O importante é que cada um saiba,
como o rio, romper, vencer, contornar os obstáculos,
tendo um ideal que o impulsiona, lançando-o
para frente e para o alto…
Mini pauta para formação continuada
- Identificação de obstáculos: Quais são as principais barreiras que o professor enfrenta no dia a dia?
- Desenvolvimento de resiliência: Como podemos, como o rio, transformar as dificuldades em força para continuar o percurso?
- Estratégias pedagógicas: Quais ferramentas e abordagens ajudam o professor a contornar os obstáculos e seguir em frente?
- Gestão do tempo e prioridades: Como definir e manter o foco no “mar”, sem se perder em pequenas distrações?
- Apoio da coordenação: Qual é o papel da coordenação pedagógica na criação de uma jornada mais clara e eficiente para os professores?
Assim como o rio precisa de orientação em seu percurso, você, coordenadora, também pode contar com ferramentas que te ajudem a guiar sua equipe e organizar sua rotina. O Kit SOS Coordenação Pedagógica oferece um modelo pronto e o passo a passo para montar a rotina ideal para coordenadoras, facilitando o dia a dia Transforme sua gestão e ajude seus professores a atingirem seu “mar” com mais tranquilidade e eficiência!
Gostou da sugestão? Deixe seu comentário. Vou adorar ler!
Referência:
VICENTE DE CARVALHO. Cada um é um Rio. Disponível em: <https://trilhaluminosa.blogspot.com/2011/05/cada-um-e-um-rio.html>. Acesso em: 18 set. 2024.