A adaptação na Educação Infantil é o nome do processo de habituação da nova rotina longe do aconchego da família. Para muitas crianças será a primeira vez em que ficará longe dos pais durante todo o dia.
É um tema que assusta tanto os pais quanto educadores, então deixo abaixo algumas dicas:
Ficha de recepção do aluno: É importante que logo que o aluno for matriculado, a gestão da escola recepcione a família com um questionário que possa nortear o professor com a rotina da criança em casa: Horário de soninho, de alimentação, mamadeira, quais brincadeiras favoritas, alergias e possíveis medicações, se tem contato com outras crianças, se permanece bem com adultos, etc. Isso possibilita ao professor um ponto de partida para que possa recepcionar com segurança o novo aluno. Disponibilizo a ficha em que utilizava na gestão no meu material.
Tempo da adaptação: O tempo de adaptação de cada criança é único, mas em média a criança começa a dar indícios que está adaptando a partir de duas semanas. É importante que o tempo de permanência na escola seja gradual, iniciando com 1 hora e aumentando conforme a criança for permanecendo bem (primeiro dia 1 hora, segundo dia 1 hora e meia, terceiro dia 2 horas e assim progressivamente).
Meu aluno chegou, e agora? Tenha em mente que durante os primeiros dias da chegada do novo aluno sua rotina poderá ser alterada, então é muito importante que tenha seu planejamento em mãos para que consiga cumprir com os objetivos do dia. Peça para a família enviar algum objeto de casa que o aluno goste (paninho, naninha, chupeta, ursinho, etc) ele será de extrema importância para o conforto inicial do aluno, oferecendo segurança emocional neste novo ambiente. Depois de adaptado, o professor poderá definir combinados com a turma sobre os momentos de utilização destes objetos. Atividades como brincadeiras no parque, roda cantada ou de leitura, observação das plantas e animais e tanque de areia costumam ser bem aceitas pela maioria dos alunos em adaptação.
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Como orientar a família sobre a adaptação? Nós educadores sabemos que quando a família permanece dentro da sala de aula a adaptação tende a ser mais longa e dolorosa. O ideal é que permaneçam na recepção da escola, enquanto a criança entra com a professora. Desta forma, o processo de adaptação tende a ser reduzido, por estimular a segurança e autonomia da criança.
A despedida, o que fazer? O momento da separação tende a ser intenso para a criança e para a família (nenhuma mãe quer ver seu filho entrando chorando, chamando por seu nome, não é mesmo?). Então oriente a família que coloque sempre a criança no chão para que a professora possa pegá-lo do colo, desta forma comunica-se a criança que é um local seguro, além de ser menos doloroso para ambas as partes.
Converse com a família: Oriente a família sobre o processo de adaptação, o que é esperado do comportamento da criança (choro, pedir pela família, evitar a socialização nos primeiros dias, tentativa de distrair os pais sobre a escola). Tranquilize os pais ao comunicar pessoalmente como foi o dia do aluno, sua alimentação, trocas de fralda, sono, entre outros detalhes que fazem toda a diferença para a segurança desta família em seu trabalho como professor(a).
Meu aluno está pedindo pela família, o que fazer? Conforte e explique para seu aluno sobre sua rotina e o momento do dia que irá encontrar os pais (por exemplo: o papai virá depois do seu jantar), desta forma a criança irá construir vínculo de confiança com o professor e com a escola.