Hoje vamos abordar o conceito de formação continuada na prática docente, tendo como base o poema “Hoje desaprendo” de Cecília Meireles. Nesta reflexão, a fim de ressaltar a importância de estar em constante evolução e aprendizado, revisitando conceitos e métodos pedagógicos. Pois ao nos aprofundarmos na poesia, somos convidados a refletir sobre a dinâmica do conhecimento e o constante processo de desconstrução e reconstrução do saber.
Da mesma forma, também discutimos estratégias de planejamento pedagógico, com o objetivo de desenvolver aulas mais eficazes e adaptadas às necessidades dos estudantes. Afinal, ao unir inspiração poética de Cecília Meireles com as práticas educacionais contemporâneas, buscamos promover uma educação mais significativa e transformadora.
Precisa de um texto para sensibilização dos professores? Confira aqui
Antes de conhecer a pauta, a minha sugestão é que projete o texto aos professores ou imprima quantas cópias forem necessária para todos terem acesso durante a formação continuada ou reunião pedagógica. Então, a leitura poderá ser feita pelo coordenador, em pequenos grupos ou individualmente.

Poema de Cecília Meireles – “Hoje desaprendo o que tinha aprendido até hoje…”
Hoje desaprendo o que tinha aprendido até hoje
e que amanhã recomeçarei a aprender.
Todos os dias desfaleço e desfaço-me em cinza efêmera:
todos os dias reconstruo minhas edificações, em sonho eternas.
Esta frágil escola que somos, levanto-a com paciência
dos alicerces às torres, sabendo que é trabalho sem termo.
E do alto avisto os que folgam e assaltam, donos de riso e pedras.
Cada um de nós tem sua verdade, pela qual deve morrer.
De um lugar que não se alcança, e que é, no entanto, claro,
minha verdade, sem troca, sem equivalência nem desengano
permanece constante, obrigatória, livre:
enquanto aprendo, desaprendo e torno a reaprender.
Precisa de uma dinâmica para reunião de pais? Confira aqui
Pauta de Formação Continuada: Desaprender e reaprender com Cecília Meireles
Abaixo, compartilho um modelo de pauta que poderá servir como inspiração assim como deverá ser adaptada à sua realidade escolar. Vamos lá?
Objetivo da formação continuada: A fim de refletir sobre o processo de aprendizagem contínua e sua aplicação na prática diária do professor, utilizaremos o poema “Hoje desaprendo” de Cecília Meireles como sensibilização. Além disso, abordar estratégias de planejamento pedagógico para o desenvolvimento de aulas mais eficazes.
1. Acolhimento
- Primeiramente, receba os professores com uma mensagem acolhedora, destacando a importância do aprendizado contínuo na prática docente. Por exemplo, deixe na lousa “Hoje desaprendo o que tinha aprendido até hoje…”.
2. Apresentação do Poema “Hoje desaprendo”
- Realize a leitura do poema “Hoje desaprendo” de Cecília Meireles.
De fato, você poderá pedir para que leiam individualmente ou em pequenos grupos.
3. Diálogo sobre desaprender e reaprender na prática docente
- Promova a reflexão sobre os conceitos de desaprender e reaprender, e como eles se relacionam com a prática do professor.
- Abra espaço para os professores compartilharem experiências e desafios relacionados ao processo de aprendizagem em sala de aula.
- Discuta a importância de estar aberto a novas ideias, metodologias e abordagens pedagógicas para acompanhar as transformações na educação.
4. Estudo sobre planejamento pedagógico (opcional)
- Apresente os conceitos fundamentais do planejamento pedagógico e sua importância para o desenvolvimento de aulas significativas e alinhadas aos objetivos de aprendizagem.
- Explore estratégias e ferramentas para elaborar planos de aula, considerando a diversidade dos alunos, os recursos disponíveis e os objetivos educacionais.
- Quer uma formação completa em Planejamento Pedagógico? Está disponível no meu material “Kit S.O.S. Coordenação Pedagógica”.
5. Atividade Prática: Elaboração de Planos de Aula
- Divida os professores em grupos e proponha a elaboração de um plano de aula com base em um tema escolhido (você poderá levar pronto ou deixar a disposição dos docentes), utilizando as orientações e técnicas discutidas durante a formação.
- Incentive troca de ideias e a colaboração entre os grupos para enriquecer o processo de planejamento.
6. Discussão
- Cada grupo apresenta seu plano de aula, destacando os objetivos, estratégias de ensino, recursos e avaliação propostos.
- Promover uma discussão coletiva sobre as diferentes abordagens e possibilidades de planejamento pedagógico, da mesma forma ao incentivar a reflexão e o aprendizado mútuo.
7. Reflexão e Avaliação
- Conduza uma reflexão final sobre as aprendizagens obtidas durante a formação, destacando os insights, desafios e áreas de aprimoramento identificadas pelos participantes.
- Colete feedbacks dos participantes para avaliar a eficácia da formação e identificar possíveis melhorias para futuras atividades.
8. Encerramento
- Agradeça a participação de todos e reforce o compromisso com o aprendizado contínuo e aprimoramento profissional na prática docente.
- Estimule os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos em suas práticas pedagógicas diárias.
Em resumo, quando unimos poesia e prática educativa, reforçamos a importância de os educadores se manterem sempre atualizados e abertos ao aprendizado contínuo. Assim, podemos avançar em direção a uma educação mais dinâmica, inclusiva e inspiradora, capaz de transformar positivamente a jornada de aprendizado dos alunos.
Como Cecília Meireles disse: “Hoje desaprendo / A memória do passado que me pesa.” Devemos, portanto, estar dispostos a desaprender e reinventar constantemente para um futuro educacional ainda mais brilhante e promissor.
Você, que chegou até o fim do post, teve algum insight?
Deixe nos comentários que irei te responder 🤓.
Referências:
Este poema é extraído do volume II de “Poesia Completa”, de Cecília Meireles, publicado pela Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, em 2001, com 1993 páginas, consulte páginas 1442-1443. O título original é “Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem”.
DILVA FRAZÃO. Foto da Cecília Meireles. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/cecilia_meireles/>. Acesso em: 8 fev. 2024.
Meireles, Cecília. Hoje desaprendo o que tinha aprendido até hoje… Disponível em: <https://www.tudoepoema.com.br/cecilia-meireles-hoje-desaprendo-o-que-tinha-aprendido-ate-hoje/>. Acesso em: 8 fev. 2024.
Boa tarde, meu nome é Fabíola, sou de SP e quero lhe agradecer pelas dicas, pois atualmente sou coordenadora pedagógica em uma escola de Anos Iniciais e estou tendo certa dificuldade em planejar minhas reuniões pedagógicas, pois tudo é novo pra mim. Agora, após ler suas dicas, estou me sentindo mais preparada e capaz. Gratidão.
Oi, Fabíola!
Meus parabéns! Mérito todinho seu em buscar melhoria para sua escola!
Parabéns pelo material disponibilizado, de uma qualidade fantástica me ajudou muito na condução da reunião.
Muito obrigada, Alexandre!
Quero agradecer e parabenizar por tamanha contribuição como apoio pedagógico. Muito interessante!
Olá, Joana
Tudo bem?
Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado da sugestão de pauta.
Um abraço!