Dinâmicas e Textos

Apoie seus professores: 7 estratégias práticas + texto para formação

Neste artigo, vou mostrar algumas estratégias para envolver os professores de forma ainda mais significativa no planejamento de suas aulas. Vamos lá?

Sei que vocês gostam bastante destes textos para a sensibilização na abertura de reuniões pedagógicas. Então, para aprofundar um pouco mais o assunto, daremos um passo adiante e vamos explorar estratégias que podem ser abordadas junto aos professores durante as formações pedagógicas. Primeiramente, vamos ao texto:

Imagem de bengala para pessoa cega em uma calçada

Texto: “O cego e o publicitário – Luiz Fernando Veríssimo”

Um dia desse, um homem cego estava sentado na calçada, junto de seus pés um boné e logo abaixo um cartaz, escrito com giz branco.

Dizia; “Por favor, ajude-me, sou cego”. Um publicitário da área de criação passa nesta calçada. Ele parou e olhou para dentro do boné, percebeu que tinha poucas moedas.

Sem pedir licença, o publicitário pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outro anúncio. Novamente colocou o cartaz logo abaixo do cego e foi embora.

Durante aquela tarde, o publicitário passou novamente em frente ao local onde o cego pedia esmola. Agora o boné estava cheio de moedas e com algumas cédulas.

O cego reconheceu as pisadas do publicitário e lhe perguntou:

– Foi o senhor quem escreveu no meu cartaz? O que o senhor escreveu?

– Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, apenas troquei algumas palavras. Sorriu e continuou seu caminho.

O cego nunca soube, mas no seu novo cartaz estava escrito: “Hoje é Primavera e não posso vê-la.”

7 estratégias fáceis para aplicar

Em segundo lugar, com o objetivo de enriquecer sua próxima reunião pedagógica, vou compartilhar 7 estratégias fáceis de aplicar em sala de aula, que podem fazer toda a diferença no processo de ensino e aprendizagem para seus professores:

1️⃣ Roda da Paz

Para começar a nossa conversa sobre estratégias, a “Roda da Paz”, por exemplo, é uma excelente forma de promover um ambiente harmonioso na sala de aula. Ao criar um espaço para conversas abertas, você não apenas resolve conflitos de maneira construtiva, mas também estimula a empatia entre os alunos.

2️⃣ Quadro de Rotina

Além disso, utilizar um “Quadro de Rotina” é uma estratégia simples, mas muito eficaz, para manter a classe organizada. Ao visualizar as atividades planejadas para o dia, os alunos se sentem mais preparados e engajados.

3️⃣ Regras Coletivas

Para evitar problemas de indisciplina, como resultado, vale a pena considerar a criação de “Regras Coletivas”.

Portanto, ao envolver os alunos nesse processo, você ajuda a promover um senso de responsabilidade de grupo e uma compreensão mais profunda das necessidades coletivas.

4️⃣ Variação de Atividades

A “Variação de Atividades” é outra estratégia importante!

Nesse sentido, alternar entre aulas expositivas, debates e atividades práticas mantém a motivação dos alunos e atende diferentes estilos de aprendizado (visual, auditivo e cinestésico).

5️⃣ Aprendizagem Lúdica

Além disso, a “Aprendizagem Lúdica” é uma estratégia inovadora. Não se trata apenas de jogos, mas também de dinâmicas que tornam o aprendizado mais envolvente e memorável. Saiba mais sobre metodologias de ensino aqui.

6️⃣ Feedback Construtivo

Um “Feedback Construtivo” é um estratégia valiosa. Ao oferecer retornos individualizados, você não apenas incentiva o progresso, mas também demonstra um compromisso genuíno com o desenvolvimento dos alunos.

Precisando dar feedback aos seus professores? Saiba tudo aqui

7️⃣ Trabalho em Grupo

E, por fim, o “Trabalho em Grupo” é uma estratégia poderosa para promover a colaboração e o desenvolvimento social. Ou seja, ao incentivar a troca de ideias e o trabalho em equipe, você prepara os alunos para enfrentar desafios no futuro.

Concluindo o raciocínio

Em conclusão, agora é chegada a hora de aplicar essas ideias em um objetivo comum: a construção de uma rede colaborativa entre professores e gestores, melhorando assim o alcance do aprendizado.

À medida que terminamos essa jornada de reflexão, é importante reforçar as palavras de Luiz Fernando Veríssimo em O Cego e o Publicitário: da mesma forma que no encontro entre esses dois personagens, o universo educacional também requer compreensão mútua. Cada parte, seja os professores, alunos, gestores ou os demais envolvidos, como funcionários e familiares, deve estar disposta a se colocar no lugar do outro, dando origem a estratégias verdadeiramente eficazes.

Por fim, é com trabalho conjunto que construímos um futuro educacional mais motivador para nossos alunos, conscientes de que cada pequeno passo importa.

Gostou deste texto? Deixe sua opinião nos comentários que irei responder!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *