Educação especial e inclusiva

Plano Educacional Individualizado: Uma ferramenta para garantir o direito à educação

A princípio, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é uma estratégia que visa garantir o acesso, a permanência e o sucesso do estudante na escola, especialmente aqueles com necessidades educacionais especiais.

O PEI é um documento que contém informações sobre o estudante, suas habilidades, dificuldades e necessidades educacionais, bem como as estratégias e metodologias que serão utilizadas para promover a aprendizagem.

Seu objetivo é identificar as habilidades atuais do estudante e definir metas e objetivos para o seu desenvolvimento.

Neste artigo, vamos explicar o que é o PEI, quais são as legislações e conceitos legais que o embasam, como construí-lo passo a passo e apresentar um modelo em tabela para servir de exemplo.

O que é o Plano Educacional Individualizado (PEI)?

O Plano Educacional Individualizado é um documento que visa garantir a educação inclusiva, isto é, que todos os estudantes tenham acesso, permanência e sucesso na escola, independentemente de suas características individuais.

O PEI é uma ferramenta que ajuda a equipe escolar a entender as necessidades educacionais de cada estudante e a planejar atividades pedagógicas específicas para atendê-las.

Ele deve ser elaborado de forma participativa, ou seja, deve ser construído com a participação de todos os profissionais que atuam na escola, bem como com a participação do estudante e de sua família. É importante que todos os envolvidos no processo estejam cientes das estratégias e metodologias que serão utilizadas para promover a aprendizagem do estudante.

Passo a passo para a criação do PEI

A criação do PEI é composta por 4 etapas:

Etapa 1: Conhecer o aluno

Primeiramente, mapeie o perfil do estudante, considerando suas capacidades, necessidades, história, interesses e conhecimentos adquiridos.

Para entender melhor o estudante, realize uma entrevista com seus responsáveis, cobrindo aspectos relacionados ao seu desenvolvimento desde a gestação até o momento atual, incluindo fala, locomoção e relações sociais.

Além disso, obtenha informações relevantes sobre questões de saúde, tais como cirurgias, alergias, hábitos alimentares, medicamentos e outros.

Etapa 2:  Definir objetivos

Defina metas de curto, médio e longo prazo, levando em conta o perfil do estudante e o que ele precisa aprender. Assim, considere as habilidades cognitivas, socioemocionais e motoras ao definir os objetivos de aprendizagem.

Etapa 3: Planejamento

Com as metas estabelecidas, planeje como e quando elas serão alcançadas. Portanto, considere o conteúdo acadêmico, metodologia e contexto do estudante.

Etapa 4: Acompanhamento

Acompanhe o progresso do estudante por meio de registros e avaliações formativas, verificando se as metas e objetivos estabelecidos estão sendo contemplados. Registre os procedimentos de avaliação do aluno e verifique seu progresso em relação às metas estabelecidas.

No vídeo abaixo, saiba mais sobre a construção do PEI, por que ele é importante e como você pode criá-lo de acordo com as necessidades de seus aluno

Modelo de preenchimento para o PEI

A tabela a seguir apresenta um modelo de PEI, que contempla os principais itens que devem ser considerados na elaboração do plano:

Identificação do estudante
Nome
Idade
Ano/Série
Turma
Escola
Responsável
Telefone
E-mail

Relatório com informações
Diagnóstico
Interesses e habilidades
Dificuldades
Afinidades

Necessidades educacionais especiais
Tipo de necessidade
Recursos necessários

Objetivos e metas
Objetivos
Metas

Metodologias e materiais de apoio
Metodologias
Materiais de apoio

Método de avaliação
Instrumentos
Critérios
Frequência

Revisão constante do PEI
Responsável
Frequência
Avaliação

Em suma, o Plano Educacional Individualizado é um importante instrumento para a garantia do direito à educação inclusiva, que deve ser construído em conjunto com a equipe pedagógica, com base nas legislações e conceitos legais, e com a participação ativa do estudante e de sua família.

Através do PEI, é possível planejar e adaptar estratégias pedagógicas, recursos e materiais de apoio.

 

Agora me conta: ficou mais fácil criar o PEI na sua escola?

Deixe seu feedback!

Para saber mais e referências:

BARBOSA, Vânia ; PAVANI DE CARVALHO, Marcos. Conhecimentos necessários para elaborar o Plano Educacional Individualizado -PEI. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível aqui.

‌ULLIANE, Carla. Plano Educacional Individualizado: Como Elaborar um PEI? Disponível aqui.

6 comentários

  1. Ive Moch diz:

    Oi, muito interessante tudo o que foi abordado. Como sou nova na coordenação de uma escola de educação infantil. Queria saber se o PEI pode ser aplicado na educação infantil?

    1. Oi, Ive
      Tudo bem?

      Claro! Pode ser adaptado para a educação infantil sim.
      Inclusive, também fui coordenadora do infantil por alguns anos e fizemos alguns PEIs para nossos alunos de inclusão.

      Minha dica é: parta da BNCC que é muito rica no infantil e do currículo da escola. Um bom alinhamento com a família se faz essencial.

      Com carinho,
      Mariana

      1. Irailde Borges Chaves diz:

        Sim, vou fazer dos meus alunos deste modelo .
        Obrigada !

        1. Depois me conta como foi? Vou adorar saber!

  2. Telma duarte de Souza diz:

    Pei pode ser aplicado na educação especial (APAE), de que forma?

    1. Olá, Telma
      O PEI pode ser aplicado na adaptação curricular, na avaliação inicial do aluno para identificar suas necessidades, habilidades e desafios específicos, para estratégias de ensino e abordagens pedagógicas individualizadas que facilitem o aprendizado, e também para realizar um acompanhamento contínuo do progresso do educando.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço

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