Um miniguia para executar agora mesmo!
A atual vivência em meio a uma pandemia impactou não apenas nosso olhar como educadores, mas também nossa concepção de educação.
Através da urgente adaptação do currículo pela equipe gestora e o trabalho docente sendo realizado através do ensino remoto emergencial, temos ainda mais clareza da importância do papel do professor e sua influência nas experiências de aprendizagem dos alunos. Portanto, devemos estar ainda mais conscientes sobre o que ensinar e como ensinar.
Texto de minha autoria originalmente publicado pela Idapt Educação – Clique aqui.
Nosso papel como educadores deve mediar a aprendizagem e torná-la clara, para que ela possa ser uma importante ferramenta na orientação de decisões da equipe gestora.
Baseado em uma das minhas bibliografias favoritas e que me influenciaram como educadora, este miniguia busca auxiliar professores e gestores escolares em busca de um novo olhar para a educação de qualidade, através do olhar de John Hattie, no livro “Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem”.
O professor é um dos importantes pilares para a formação de qualidade em nossa sociedade, e junto à equipe gestora, deve assegurar que as práticas de ensino e aprendizagem sejam diárias. Para que isto ocorra, ambos devem estar sob a mesma ótica, tornando-se responsáveis pelo sucesso.
Abaixo, elenquei importantes ferramentas e concepções práticas em um miniguia para ser aplicado agora mesmo!
Miniguia com 3 passos para melhorar o desenvolvimento escolar
1. “Os alunos nunca pertencem a um professor, mas a uma escola“
A primeira dica refere-se a mudança cultural de uma instituição escolar. É imprescindível que sejamos conscientes sobre a trajetória acadêmica de nossos alunos, e a importância do alinhamento da capacidade coletiva docente em alcançar sucesso, ou seja, a equipe buscar conjuntamente a aprendizagem do educando. Sim! O trabalho em conjunto leva tempo, mas é responsável pela qualidade educativa.
Gestão e equipe docente precisam estar alinhadas sobre:
- O conteúdo curricular (envolvendo também experiências e habilidades a serem desenvolvidas – formais e informais);
- Qual o impacto que a aprendizagem escolar trará aos alunos?
- Quais passos serão necessários para identificar quais alunos estão ou não aprendendo?
- Compartilhamento de sucessos, erros e a constante paixão pelo ensino da equipe escolar. O erro é um privilégio e devemos valorizá-lo.
2. Uso eficaz de feedback
É provável que você se questione: como trazer o feedback para a educação escolar? Nós, educadores, estamos acostumados o tempo todo a fornecer feedbacks, porém eles nem sempre fornecem resultados.
O feedback nos ajuda a ter clareza e reduzir a lacuna entre o estado atual (onde estamos hoje) e o ponto em que desejamos chegar (estado desejado).
Segundo John Hattie, para tornar o feedback efetivo é preciso estar consciente onde os professores se encontram e onde devem estar (o mesmo raciocínio é válido na relação aluno-professor). Para tanto, ao fornecer um feedback leve em consideração três perguntas:
- Para onde quero ir? Qual tarefa a executar? Quais os meus objetivos?
- Como estou indo para lá? Quais processos e estratégias devo ter clareza?
- Para onde ir em seguida? Quais conhecimentos são necessários?
São questões simples, mas ricas em clareza dentro do processo educativo!
3. Liderança escolar e motivação docente
Para o professor John Hattie, uma importante razão pela qual os professores permanecem na profissão está associada ao apoio de seus líderes escolares.
Ou seja, para que um educador permaneça motivado, o gestor deve apoiá-lo fornecendo:
- Autonomia docente;
- Relações interpessoais;
- Natureza dos alunos;
- Instalações;
- Segurança;
- Comunicação.
Agora é sua vez!
Os professores precisam ter consciência de sua importância como protagonistas da mudança, de tornar o aluno capaz de superar desafios, e de reconhecer seu valor para a educação de sucesso!
A motivação para criar escolas que levem a um maior impacto é a crença dos seus líderes perante a importância deste papel. Vamos juntos em busca da escola do futuro?
Conheça a autora
Mariana Tombolato é Pedagoga pela UNESP/FCLAr e especialista em Gestão Organizacional e de Pessoas pela UFSCar. Já atuou como professora, coordenadora e diretora pedagógica em instituições públicas e particulares do interior de São Paulo. Encontre Mariana no Instagram.
Referência
Hattie, John. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre, 2017. Conheça mais aqui.