Quem foi Paulo Freire?
Paulo Reglus Neves Freire, mais conhecido como Paulo Freire, nasceu no dia 19 de setembro de 1921 em Recife, Pernambuco. Sobretudo, Paulo foi um grande educador da década de 30, reconhecido internacionalmente e tornado Patrono da Educação Brasileira pela Lei nº 12.612, de 13 de abril de 2012.
Aprendeu a ler e a escrever com os pais, na casa em que nasceu. Ainda criança, com 8 anos mudou-se junto com sua família para a cidade de Jaboatão, a 18 km de Recife. Além disso, aos 13 anos perdeu o pai e seus estudos tiveram que ser adiados. Contudo, entrou no ginásio, hoje ensino médio, aos 16 anos. Com 20 anos, conseguiu uma vaga na Faculdade de Direito do Recife.

Sua carreira
Posteriormente, foi um dos fundadores do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife e seu primeiro diretor. Através desse trabalho elaborou os primeiros estudos de um novo método de alfabetização, apresentado em 1958.
As primeiras experiências do Método Paulo Freire começaram na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1962, onde 300 trabalhadores foram alfabetizados em 45 dias. No ano seguinte, foi convidado pelo presidente João Goulart para repensar a alfabetização de adultos em âmbito nacional. Por outro lado, o golpe militar interrompeu os trabalhos e reprimiu toda a mobilização popular.

Todavia, Freire foi preso e exilado durante 16 anos. Neste tempo, se manteve ativo e produtivo: permaneceu cinco anos no Chile como consultor da Unesco; mudou-se Genebra, na Suíça em 1970, onde desenvolveu programas de alfabetização para a Tanzânia e Guiné-Bissau, e assim ajudou em campanhas no Peru e Nicaraguá, e finalmente em 1980, voltou ao Brasil, passando a ser professor da PUC São Paulo e da Universidade de Campinas (Unicamp).
Logo, uma das suas experiências mais significativas foi ter trabalhado como secretário da Educação da Prefeitura de São Paulo, entre 1989 e 1991. Paulo Freire faleceu no dia 2 de maio de 1997, aos 76 anos de idade, em plena atividade de pensador e, sobretudo, de educador.

Livros que apresentam a sua obra
Para quem deseja conhecer melhor a sua trajetória e o pensamento, antes de mais nada, algumas obras organizadas por estudiosos de sua vida são ótimos pontos de partida. Elas oferecem uma visão contextualizada e prática de seu pensamento, primordialmente para quem está começando a se aprofundar em sua obra. Dessa forma, esses estudiosos ajudam a interpretar conceitos centrais, como diálogo, conscientização e educação libertadora, além de apresentar o percurso histórico e intelectual do autor de forma mais fluida.
Primeiramente, o sociólogo Celso Beisiegel é autor do livro Paulo Freire, escrito para a Coleção Educadores do MEC, que oferece uma introdução acessível e bem estruturada sobre sua obra. O material pode ser baixado gratuitamente aqui. Assim, é uma ótima opção para conhecer sua história.
Além disso, o educador e seu amigo pessoal, Moacir Gadotti, organizou o livro Paulo Freire: Uma biobibliografia, que reúne textos e reflexões de 32 autores sobre sua vida e legado. Portanto, é uma leitura rica para compreender o impacto de sua contribuição para a educação crítica. Acesse gratuitamente aqui.

17 livros de Paulo Freire para baixar gratuitamente em PDF
Entretanto, se você deseja conhecer mais profundamente seu pensamento e obra, esta é uma excelente oportunidade. Assim, reunimos aqui 17 livros do educador para download gratuito em PDF, todos com licença para acesso público. São títulos fundamentais que refletem sua visão crítica, humanizadora e transformadora da educação, em outras palavras, são ideais que seguem mais atuais do que nunca. Aproveite para não apenas estudar, mas refletir e compartilhar esse legado com sua comunidade escolar.
(Atualizado em 23/06/2025)

- A Importância do Ato de Ler
- A Propósito de uma Administração
- Ação Cultural para a Liberdade
- Cartas à Guiné-Bissau
- Educação como Prática da Liberdade
- Educadores de Rua, uma Abordagem Crítica – Alternativas de Atendimento aos Meninos de Rua
- Extensão ou Comunicação
- Medo e Ousadia
- Pedagogia da Autonomia
- Pedagogia da Esperança
- Pedagogia da Indignação
- Pedagogia: Diálogo e Conflito
- Pedagogia do Oprimido
- Política e Educação
- Por uma Pedagogia da Pergunta
- Professora Sim, Tia Não
- Carta de Paulo Freire aos professores
Mais de 444 arquivos diversos sobre a vida e obra de Paulo Freire

Por fim, o site Acervo Paulo Freire digitalizou e disponibilizou 30 mil páginas de texto, mais de 500 fotos, além de 100 vídeos e áudios. Você pode encontrar conteúdos como o livro Pedagogia do Oprimido, bem como biografias do autor, dissertações sobre sua obra, documentações acumuladas durante sua vida profissional, incluindo pequenas anotações particulares e entrevistas. Tudo isso foi organizado pelo Centro de Referência Paulo Freire (CRPF). Portanto, acesse gratuitamente aqui. Procure por autor, e depois “Paulo Freire”.
Em suma, o legado de Paulo Freire segue vivo nas escolas, universidades e movimentos sociais no Brasil e no mundo. Ao acessar suas obras, você não apenas revisita a história de um dos maiores educadores da nossa época, mas também se inspira a transformar a prática pedagógica com mais consciência, escuta e compromisso social.
Portanto, que essas leituras te acompanhem e provoquem reflexões potentes no seu caminho como educadora ou educador.
Bons estudos!
**Nosso site foi mencionado no artigo intitulado: “Os Melhores Blogs Sobre Paulo Freire em 2025 no Brasil“ publicado no site da plataforma educacional Twinkl. Professores e pais encontrarão muitos artigos e conteúdos valiosos sobre pedagogia e educação. Do site do editor, você também pode baixar gratuitamente um pacote de seus recursos educacionais!
Referências
ALENCAR, A. F., CAMPOS, F. S., FEITOSA, S. C. S. A vida e obra do Educador Paulo Freire na Rede: Software livre, memória e acesso. Instituto Paulo Freire. Acesso aqui.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados 15 (42), 2001. Acesso aqui.
Adoro falar sobre Paulo Freire, faço faculdade de humanas na BA- unilab malês. Sou de jaboatao dos guararapes, moro em Caruaru-PE.
Estou estudando sobre Paulo Freire, preciso de material para ler e nao posso comprar. O que eu faço. Me orientem por favor. Tenho 63 anos ,faço faculdade. Como já disse antes. Grato. Me ajudem, nem computador eu tenho, estudo por celular remotamente. 81988075736- 81985998812. Caruaru-PE.
Salve companheiro!
É só acessar os link acima. Tem vários livros disponíveis em PDF.
Faço pedagogia tenho interesse em algumas obras de Paulo Freire já que me interesso muito pela sua forma de vê e fazer educação
QUANDO A MIDIA FALA MAL DE UM ESCRITOR , ENTÃO TEMOS UM BOM SINAL PARA TRANSCEDE-LA !
Excelente!! isso mesmo!! Paulo Freire está muito além da compreensão dos néscios.
Adoro as obras de Paulo Freire. Leitura edificante.
Adoro as obras de Paulo freire leitura são ótimas
Quero conhecer a história de Paulo Freire
Estou fazendo faculdade de graduação em Pedagogia e os livros de Paulo Freire sempre está presente.
As obras de Paulo Freire são essenciais para formação consciente da Juventude hoje!
Como fiz Fiore, Paulo Freire é um pensador comprometido com a vida, ele pensa a existência humana,e existência seu pensamento na práxis,dialógica ,crítica e problematizadora de uma Educação como Prática da Liberdade.
Bom dia
Acadêmica de graduação em Pedagogia, os livros e biografia de Paulo Freire, são de extrema importância. Amo estudá-lo, didática e autonomia, perfeito para as crianças de hoje.
boa noite!!!
amei esse link, biografia de Paulo Freire em mimhas mãos obrigadooooo
super atualizado. Isso que é um pedagogo
Que legal, Itamar!
Seja muito bem-vindo ao Sala!
Que coisa mais maravilhosa! Que orgulho para nós, brasileiros, ser compatriotas desse ser genial!
Muita luz para todos nós! Luz de amor, de uma paz dinâmica e de muito respeito pela nossa brasilidade e diversidade!
Ele é nosso orgulho!!!
acho bem interessante paulo freire
Agradeço por conseguir baixar toos os livros do Paulo Freire desta página.
Disponha, S. José!
Sim. Ele é nosso orgulho, na educação brasileira.
Verdade, Marisa!
Será que nesta página terei autorização para acessar o conteúdo do Educador Paulo Freire?
Sim, Inês!