A formação continuada é fundamental para o desenvolvimento profissional de professores, e é diretamente relacionada com a melhoria da qualidade da educação.
É a oportunidade para os professores ampliarem seus conhecimentos e habilidades, assim como estarem atualizados sobre as metodologias no mundo da educação.
Texto 1: Sobre a importância em não rotular
Primeiramente o primeiro texto para formação continuada de professores visa recordar a importância de não rotular nossos alunos como “bons”ou “ruins”. Não sei se isso aconteceu com vocês, mas infelizmente na minha época de estudante, meus colegas e eu eram separados desta forma. Então, deixo esta reflexão para vocês:
“Contam que numa escola da Inglaterra aconteceu o seguinte fato:
No início de um ano letivo um computador, programado de modo incorreto, inverteu os resultados acadêmicos de duas classes de alunos. Aos “melhores”, ele lançou os resultados insatisfatórios da turma dos “piores” e vice-versa.
As aulas tiveram seu início. Cinco meses e meio depois, a direção descobriu o erro. Sem comentar o fato com os professores, resolveu aplicar novos testes.
Pasmem com os resultados! Os “melhores” haviam piorado e os “piores” haviam melhorado.
Acontece que os professores trataram as duas turmas de acordo com os “rótulos”: aos “piores”, que na realidade eram os bons, deram um tratamento como se fossem limitados, com dificuldade de aprendizagem.
Aos “melhores”, que na realidade não eram os bons, deram um tratamento como se fossem brilhantes. Os professores comentaram que no início sentiram que seus métodos não estavam funcionando. Então, como a informação do computador dizia que eles eram bons alunos, decidiram rever seus métodos de ensino acreditando que os problemas estavam nos “métodos”.
Referência: ROSSINI, Maria Augusta Sanches. Educar para ser. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
Texto 2: A pedra
Indico também o poema “A Pedra” de Antônio Pereira para trabalhar resiliência, motivação e reflexão com a equipe docente. Afinal, educadores recebem pedras todos os dias. Mas o que você fará com elas?
“O distraído, nela tropeçou,
o bruto a usou como projétil,
o empreendedor, usando-a construiu,
o campônio, cansado da lida,
dela fez assento.
Para os meninos foi brinquedo,
Drummond a poetizou,
Davi matou Golias…
Por fim;
o artista concebeu a mais bela escultura.
Em todos os casos,
a diferença não era a pedra.
Mas o homem.”
Referência: APON, Antônio Pereira. A pedra. Essência. 2013.
Mais importante do que o recurso textual, é o impacto na formação e o apoio no cotidiano do docente. Afinal, quem compartilha multiplica, que tal enviar para seus amigos?
Muito bom. Reflexivos! Simplesmente, amei!
Textos excelentes. Adorei. E vou utilizá-los nas formações. Gratidão.
Irei trabalhar o 1° texto com os professores, desde já agradeço à postagem do mesmo.
Após aplicação enviarei as reflexões.
Olá, Raimunda!
Fico feliz que tenha gostado da indicação. Aguardo ansiosa seu feedback da reunião.
Um abraço!